Tecnologia

Dicas para tirar boas fotos com o celular

Por Andre

Além de possibilitar o acesso à internet em qualquer lugar, de permitir baixar aplicativos, jogar, escutar músicas, executar vídeos e, obviamente, receber e realizar ligações, o celular funciona também como uma câmera digital, possibilitando registrar várias imagens do seu dia a dia.

As fotos tiradas com o celular também podem apresentar uma ótima qualidade, desde que você explore os recursos oferecidos pelo aparelho (Foto: Divulgação)

Mas para tirar boas fotos com o celular, é preciso escolher um aparelho que tenha câmera com boa resolução. O ideal é que a resolução mínima seja de 3 megapixels, para que as imagens registradas apresentem uma qualidade pelo menos razoável.

Não se esqueça também do cartão de memória (com no mínimo 2 GB), principalmente se o espaço de armazenamento interno do celular for pequeno, já que os arquivos gerados pelas fotografias geralmente são grandes. Assim, é possível tirar e guardar uma boa quantidade de imagens.

Confira, abaixo, outras dicas para tirar boas fotos com o celular.

Conheça os recursos da câmera

Para registrar boas imagens, conheça todos os recursos disponíveis no aparelho (Foto: Divulgação)

Antes de começar a fotografar, dê uma boa lida no manual do seu dispositivo e descubra tudo o que ele oferece com relação ao registro de imagens. Geralmente, as câmeras de celular trazem vários tipos de filtros, possibilidade de adicionar molduras e de modificar brilho e contraste, velocidade do obturador, ISO e outros recursos.

Defina a resolução da imagem como máxima

Defina a qualidade da imagem como máxima (Foto: Divulgação)

Nas configurações da câmera do seu celular, procure definir sempre a resolução da imagem como máxima, pois isso fará uma grande diferença na hora de passar a foto para o PC. Esse item também pode ser chamado de “qualidade da imagem”, oferecendo as opções baixa, média e alta.

Aproxime-se do tema que será fotografado

Ao invés de usar o zoom, aproxime-se do tema que será fotografado (Foto: Divulgação)

Normalmente, as lentes das câmeras de celular não possuem zoom de qualidade. Utilizá-lo pode fazer com que a nitidez da imagem seja afetada, resultando em fotos ruins. Por esse motivo, chegue mais perto da pessoa ou do objeto que será fotografado, prestando atenção também ao enquadramento e ao foco.

Evite movimentos durante o clique

Pequenos movimentos e tremedeiras podem borrar as imagens (Foto: Divulgação)

Um mínimo balançar das mãos pode estragar a foto. É importante evitar se movimentar durante o registro, mantendo ainda as mãos paradas por um ou dois segundos após o “clique”, já que em alguns casos, a foto demora a ser processada.

Cuidados com a iluminação

Conseguir uma boa iluminação é o grande desafio dos fotógrafos (Foto: Divulgação)

Um dos maiores problemas enfrentados pelos fotógrafos, sejam eles amadores ou profissionais, costuma ser a iluminação. Basicamente, luz baixa resulta em fotos escuras e granuladas, a não ser que o aparelho possua flash.

Prefira fotografar sob iluminação natural, mas tome cuidado com a direção da luz, que pode gerar sombras no rosto da pessoa fotografada, por exemplo, caso ela esteja contra o sol. Nos ambientes fechados, procure um ponto com luz para registrar a imagem.

Teste ângulos diferentes

Fotografe o mesmo objeto de ângulos e perspectivas diferentes (Foto: Divulgação)

Para enfatizar sorrisos e olhares atraentes, coloque o celular no nível dos olhos da pessoa a ser fotografada e aperte o botão de disparo. Mas não fique apenas nesse ângulo, solte a imaginação, fotografando de cima, deitado no chão, afastado do objeto, inclinado, etc. Isso pode ajudar a retratar detalhes que você nem havia percebido.

Recomendado para você
Tecnologia

Itelefônica Webmail

Tecnologia

Planos UOL Wi-Fi, Preços, Como Funciona

Tecnologia

Como criar outra conta de Hotmail

Tecnologia

QR CODE: O que é, como funciona

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *