Bem Estar

Dicas para ter unhas saudáveis

Por Isah

Confira nossas dicas para ter unhas saudáveis e aprenda como manter suas unhas livres de infecções, fungos ou doenças que podem colocar a saúde da pele em risco. Os cuidados são simples e podem ser feitos em casa, sem a ajuda de manicures.

Dicas para ter unhas saudáveis. (Foto Ilustrativa)

As unhas são formadas por células mortas e fortificadas com proteínas, como a queratina, elas tem a função de proteger a pele dos dedos e influenciam na sensibilidade dos pés e das mãos.

Leia também: Unhas decoradas, aprenda como fazer desenho nas unhas

Dicas para ter unhas saudáveis

Veja quais são as dicas para ter unhas saudáveis:

Cuide da alimentação

A única maneira de enviar nutrientes para enriquecer a saúde das unhas desde a sua formação, é cuidando da alimentação. Faça refeições ricas em vitamina B e ferro, consuma vários tipos de alimentos, ovos, vegetais, legumes, frutas e carnes.

Hidrate as cutículas

Preocupe-se com a hidratação das unhas. (Foto Ilustrativa)

Sempre após lavar as mãos, aplique uma pequena quantidade de hidratante de pele sobre a cutícula de todos os dedos e espalhe até que a loção seja completamente absorvida. A prática evita que as cutículas fiquem ressecadas, com pontas soltas e esbranquiçadas.

Não tire as cutículas

As cutículas servem para proteger as unhas, tirá-las completamente facilita o contato direto de ferimentos com bactérias existentes no ar, nos sapatos, nos alicates, entre outros. Peça para a sua manicure empurrar as cutículas e cortar apenas os pedacinhos de pele que ficarem levantados.

Evite tirar cutícula. (Foto Ilustrativa)

Conheça quais doenças que se manifestam nas unhas

Fortaleça as unhas

Além da alimentação saudável, mantenha a saúde das suas unhas com o uso de óleos fortalecedores. Aplique antes de pintar as unhas para evitar o contato direto com as substancias químicas encontradas no esmalte.

Cuidado com o uso contínuo de removedores

Com a grande variedade de cores e adesivos para deixar as unhas bonitas, está cada vez mais difícil ficar livre do uso de esmaltes por alguns dias, mas é necessário. A química presente nos removedores a base de acetona, colaboram para que a unha cresça ressecada e quebradiça.

Lixe as unhas!

É muito importante lixar as unhas para que elas cresçam saudáveis. (Foto Ilustrativa)

Lixar as unhas melhora a aparência das mãos, ajuda no crescimento das unhas, e previne a formação de lascas nas pontas e evita o acúmulo de sujeiras. O correto é lixar e polir as unhas dos pés e das mãos semanalmente.

Calçado adequado

As unhas dos pés são comumente infectadas por bactérias que alteram a coloração, a textura, causam dor e podem provocar até a queda da unha. Para prevenir, evite o uso frequente de sapatos fechados, eles contribuem para a formação de fungos debaixo das unhas.

Veja como cuidar de pés masculinos

As unhas são extremamente sensíveis e suscetíveis a infecções, para ter unhas fortes e bonitas, é necessário seguir a risca todas as dicas para ter unhas saudáveis e ir à manicure pelo menos a cada quinze dias. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre bem-estar.

Recomendado para você

Bem Estar

Saiba como denunciar um caso de bullying

Bem Estar

Cuidados necessários com as orelhas furadas

Bem Estar

Programa Celso Portiolli Construindo Um Sonho

Bem Estar

Receita de escondidinho vegetariano

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *