Menu

Saúde

Atualizado em 2 de setembro de 2013, às 10:51 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Dicas para ter um parto tranquilo

O parto é um momento que deve ser muito tranquilo para a futura mamãe. Confira dicas para ter um parto tranquilo.

Confira dicas de cuidados para mulheres grávidas. Essas recomendações, normalmente reforçadas pelo médico durante as consultas do pré-natal, devem ser seguidas ao longo de toda a gestação para não comprometer a saúde de mãe e filho.

1003 Dicas de Cuidados para Mulheres Grávidas 1 Dicas de Cuidados para Mulheres Grávidas Dicas de Cuidados para Mulheres Grávidas. (Foto: Divulgação)

A gravidez é um período de intensas mudanças na vida de uma mulher. O corpo feminino sofre transformações e passa a funcionar em prol do desenvolvimento de uma nova vida. Para evitar problemas de má-formação e até mesmo de aborto, as futuras mamães precisam adotar alguns cuidados na rotina e abandonar hábitos prejudiciais à saúde.

Veja também: Cuidados com a pele na gravidez

Dicas de Cuidados para Mulheres Grávidas

Separamos algumas dicas de cuidados para mulheres grávidas. Confira:

Tome ácido fólico

O ácido fólico é um composto vitamínico que faz bem para a saúde do feto. A mulher deve começar a tomar o suplemento três meses antes de engravidar e continuar consumindo ao longo de toda a gestação. O ácido é muito importante porque previne má-formação.

1003 Dicas de Cuidados para Mulheres Grávidas 2 Dicas de Cuidados para Mulheres Grávidas A mulher deve começar a tomar suplemento de ácido fólico. (Foto: Divulgação)

Inicie o pré-natal imediatamente

No momento em que descobrir a gravidez, a mulher deve iniciar o seu pré-natal. O médico será responsável por fazer o acompanhamento da gestação, mês após mês. Ele também oferece orientações para garantir a saúde do bebê.

Adote uma alimentação balanceada

Em relação à alimentação, a gestante deve comer mais vezes ao dia e em menor quantidade. O carboidrato e a gordura são importantes para a formação do feto e para a mãe durante toda a gestação.

1003 Dicas de Cuidados para Mulheres Grávidas 4 Dicas de Cuidados para Mulheres Grávidas A alimentação deve ser saudável e nutritiva. (Foto: Divulgação)

Como até a 9ª semana a gestante tem muitos enjoos, uma dica é comer melhor pela manhã. Isso pode ajudar a diminuir o enjoo matinal e a rejeição pelo café-da-manhã. Durante o período de gestação é importante moderar e ter bom senso para se alimentar e seguir orientação de um nutricionista.

Não tome remédios sem falar com o médico

A automedicação é contraindicada para qualquer pessoa, principalmente as gestantes. Assim que a gravidez for diagnosticada, é recomendado conversar com o médico para saber quais fármacos podem prejudicar o bebê.

Pare com cigarro e álcool

As mulheres fumantes devem abandonar o cigarro no período da gestação, pois as substâncias tóxicas podem causar aborto espontâneo. Também é aconselhável deixar de consumir bebidas alcóolicas, pois o excesso de álcool resulta em problemas congênitos graves.

1003 Dicas de Cuidados para Mulheres Grávidas 3 Dicas de Cuidados para Mulheres Grávidas Os exercícios na água são ótimos para a saúde da gestante. (Foto: Divulgação)

Faça atividade física regularmente

Toda mulher grávida deve adquirir o costume de praticar exercícios físicos leves, como é o caso da caminhada. A atividade física melhora a flexibilidade, a força e a resistência, sendo assim de grande ajuda para suportar o desgaste físico do parto.

Siga as dicas de cuidados para mulheres grávidas. Com certeza o seu bebê virá ao mundo cheio de saúde.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL