Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Saúde > Dicas para substituir o açúcar na alimentação

Dicas para substituir o açúcar na alimentação

Por Andre

Quer reduzir o consumo de açúcar, mas não sabe como fazer? Confira, a seguir, dicas para substituir o açúcar na alimentação, que podem ser bastante úteis para mudar seus hábitos alimentares e evitar uma série de problemas.

Dicas para substituir o açúcar na alimentação (Foto: Pixabay)

O açúcar branco e refinado está presente em inúmeros produtos que consumimos no dia a dia, como bolos, pães, sorvetes, café, sucos, refrigerantes, biscoitos e doces, entre outros, sendo ingerido de maneira exagerada, em muitos casos.

O consumo de açúcar em excesso está relacionado a uma série de doenças, como diabetes, câncer e hipertensão arterial, além de outras, contribuindo também para o ganho de peso. Ou seja, diminuir a ingestão do produto é fundamental para levar uma vida saudável.

Dicas para substituir o açúcar na alimentação

O mel é uma excelente opção (Foto: Pixabay)

Se você tem dificuldades em deixar os doces de lado, uma dica interessante é apostar nas alternativas naturais para substituir açúcar, como é o caso do mel, muito fácil de encontrar e que tem propriedades antioxidantes, reduzindo os riscos de câncer e doenças do coração.

Extraído da seiva do coqueiro, o açúcar de coco é outra boa opção, pois contém nutrientes como zinco, ferro, potássio e cálcio. No entanto, deve ser consumido com moderação, pois tem altas doses de frutose, substância não muito benéfica para a saúde.

A stevia é extraída de uma famosa planta nativa da América do Sul (Foto: Pixabay)

Na lista de substitutos naturais do açúcar também está a stevia, adoçante natural extraído de um arbusto da América do Sul, que não tem calorias e traz vários benefícios (reduz a pressão arterial e os níveis de açúcar no sangue).

Outra dica é usar o xarope de batata yacon, que tem bem menos calorias quando comparado ao açúcar refinado e ainda colabora para a perda de peso.

Outras formas de substituir o açúcar naturalmente

Diminua o consumo de açúcar e leve uma vida mais saudável (Foto: Pixabay)

Como substituir o açúcar naturalmente? Conheça outras opções:

– Xilitol

Composto extraído do milho ou da casca da bétula, ele tem doçura similar à do açúcar e apresenta 2,4 calorias por grama, além de proteger contra osteoporose e cáries.

– Eritritol

É ainda menos calórico (0,6 calorias por grama), surgindo como alternativa para obesos e diabéticos.

– Melaço

Obtido a partir de cana-de-açúcar ou do açúcar de beterraba, o melaço contém vitaminas, minerais e antioxidantes, mas deve ser consumido com moderação.

– Sucralose

Encontrada em frutas em conservas, bebidas de frutas e xarope, ela é uma boa fonte de energia.

Convidamos você a continuar a navegar no Mundo das Tribos e ler outras publicações.

Recomendado para você
Bem Estar

www.ultrafarma.com.br, Site da Ultrafarma

Bem Estar

Saiba quais são os tipos de autismo

Bem Estar

Curso de Massoterapia RJ Preços, Escolas Técnicas

Saúde

Chá para Descer a Menstruação

Comentários