Menu

Serviços

Atualizado em 7 de fevereiro de 2012, às 21:55 por Élida Santos
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Dicas para seguir carreira militar

Para ingressar na carreira militar é necessário conhecimento técnico, bom preparo físico e disciplina.
384205 dicas Dicas para seguir carreira militarO caminho não é fácil para quem almeja seguir a carreira militar (Foto: Divulgação)

Acordar às 6 horas da manhã todos os dias, praticar exercícios físicos, participar de manobras, reuniões e ainda estudar, em uma rotina que termina às 22 horas pode não agradar muita gente. Mas quem está interessado em seguir a carreira militar é preciso decidir se está disposto ou não para esse desafio.

Algumas escolas militares oferecem cursos de graduação na área de Engenharia, mas passar no processo seletivo de instituições renomadas como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) ou o Instituto Militar de Engenharia (IME) exige dedicação. No vestibular de 2012 do ITA, 9337 candidatos concorreram as 130 vagas disponíveis.

384205 curso preparatorio para a carreira militar Dicas para seguir carreira militarAs Forças Armadas possui um sistema de educação para qualificar os seus membros (Foto: Divulgação)

Segundo o Exército Brasileiro, o objetivo das Forças Armadas manterem sistemas de educação são a formação e aperfeiçoamento de combatentes e chefes militares, bem como a especialização de técnicos nos setores de planejamento, engenharia nuclear, informática, medicina, hidrografia e outras. Além da avaliação dos conhecimentos técnicos, os candidatos são submetidos a avaliações psicológicas e testes físicos. Há idades mínimas e máximas para o ingresso. No Ime, por exemplo, somente pode participar quem tiver entre 16 e 22 anos no ano do processo seletivo. No Ita são admitidos candidatos que ainda não tenham completado 25 anos até o final do ano de sua matrícula.

Para seguir as carreiras militares de cadetes e oficiais é preciso ingressar em instituições como a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx). A Escola prepara jovens para entrar na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), responsável pela formação dos oficiais combatentes do Exército Brasileiro. Candidatos precisam ter entre 17 e 22 anos e ter concluído o ensino médio até a data da matrícula.

384205 destaque 36 Dicas para seguir carreira militarA disciplina é fundamental para quem quer seguir carreira militar (Foto: Divulgação)

Se o sonho for a Aeronáutica, há entre outras escolas, a Academia da Força Aérea (AFA) para tornar-se Oficial Aviador, Oficial Intendente e de Infantaria da Aeronáutica. Na Marinha, é possível entrar na Escola Naval (EN), que forma o Corpo da Armada, de Fuzileiros Navais e de Intendentes da Marinha.

Seja qual for a carreira militar escolhida é preciso dedicação, disciplina e muito esforço.