Você está em: MundoDasTribos > Tecnologia > Dicas para saber usar o Linux

Dicas para saber usar o Linux

Por Redacao

Entre a maioria das pessoas que utilizam computador costuma somente usar do sistema operacional Windows, e não quer nem ouvir falar no Linux, o grande problema é a maioria das pessoas nem conhece este outro sistema. Então para desmistificar esse tabu do Linux é hoje vamos falar um pouco mais desse sistema operacional de computador.

Linux é um sistema operacional, programa responsável pelo funcionamento do computador, que faz a comunicação entre hardware (impressora, monitor, mouse, teclado) e software (aplicativos em geral). O conjunto de um kernel e demais programas responsáveis pela comunicação com este é o que denominamos sistema operacional. O kernel é o coração do Linux.

Bem as dicas para saber usar o Linux pode até demandar uma reeducação, se tratando de mudar de hábito, mas não exige um treinamento intensivo ou uma dedicação digna de assuntos complexos, como muitos pensam.

A diferença mais acentuada entre Linux e Windows é o fato do Linux ser um sistema de código aberto, desenvolvido por programadores voluntários espalhados por toda internet e alastrado sob a licença pública GPL. Enquanto que o Windows é software proprietário, não possui código-fonte disponível e você ainda precisa comprar uma licença pra ter o direito de usá-lo.

Primeiro passo: se informe sobre o Linux antes de instalá-lo. Há muitos artigos na internet que o tratam de maneira introdutória e explicam alguns conceitos importantes, tais como o que é distribuição, o que é interface gráfica, por que o kernel é tão citado, entre outros.

Segundo passo: consiga um material de referência para estudar os principais conceitos do Linux, assim como manusear seus recursos. Pode ser um livro, uma apostila, um guia on-line, etc. Um material de excelente qualidade em português que, tem o guia Foca Linux, disponível para download ou para consulta on-line em focalinux.cipsga.org.br.

Terceiro passo: procure apoio em sites e fóruns especializados. Há muitos sites e fóruns onde você pode conseguir informações, tutoriais, dicas e até fazer perguntas. No Brasil tem um dos mais completos e eficientes é o Viva o Linux, cultivado por Fábio Berbert. Esse site leva a sério o conceito de comunidade.Caso você veja alguma vantagem em operar com o Linux é só baixar em seu programa e obter todas as vantagens de ter o programa Linux em seu computador. No mais, é só se beneficiar das facilidades de atuar com um bom sistema operacional. Veja, confira e escolha!

A maioria absoluta de seu vasto conteúdo é fornecida por milhares de colaboradores. O site proporciona artigos, dicas, scripts, papéis de parede, links, uma seção de perguntas e comunidades no estilo do Orkut.
Então como já citamos acima, se você está pensando usar o Linux ou até mesmo já faz o uso desse programa, é interessante estar acessando os sites sugeridos mais acima, pois com certeza eles irão te ajudar.

Recomendado para você
Tecnologia

Como recuperar uma conta do Facebook

Tecnologia

Simulador de Corte de Cabelo

Tecnologia

Como colocar Post it na área de trabalho do windows

Tecnologia

Lista Telefônica Online Grátis

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *