Menu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Dicas para reutilizar objetos na decoração

Aprenda como reutilizar objetos na decoração, baseando-se nas ideias de reposicionamento, customização, novas funções e reciclagem.
Por Isah -

A chaleira velha foi reutilizada na decoração como um vaso.

A decoração da casa ou apartamento nem sempre precisa estar associada a altos gastos, muito pelo contrário. Para inovar o visual de cada ambiente, basta aliar a criatividade ao bom gosto e propor novas formas de uso para os objetos decorativos. Desta forma, uma peça que esteja desgastada no visual da sala pode ficar bem na sala e vice-versa.

A reutilização de determinados objetos surgiu com a necessidade de transformar a aparência de cada ambiente. O morador, quando convive por muito tempo com um mesmo estilo de decoração, acaba enjoando dos elementos e até se sentindo incomodado com a ‘mesmice’. Ao reposicionar objetos ou trocá-los de cômodo, é possível dar um up-grade na estética do lar.

Como reutilizar objetos decorativos?

Poltrona com design antigo recebeu um novo revestimento.

Peças personalizadas

Existem muitas ideias para reaproveitar uma peça na hora de decorar, como o advento da customização. Quando um determinado objeto cai na monotonia, é interessante customizá-lo com um estilo totalmente novo, incluindo mudanças nas cores, estampas e design. A poltrona neutra da sala, por exemplo, pode receber um novo revestimento colorido e estampado para causar mais impacto no cômodo.

Reposicionamento

Os objetos decorativos, quando ocupam por muito tempo a mesma posição, acabam desencadeando a sensação de cansaço nos moradores. Um visual fixo e prolongado faz com que a casa envelheça e perca um pouco da identidade. Assim, para solucionar este problema, é muito importante trocar as coisas de lugar e até mesmo de ambiente.

Uma luminária que por muito tempo compôs a iluminação indireta da sala pode ser transferida para o quarto do casal, por exemplo. Esta mudança de cenário tem bons resultados porque a peça passa a ter um novo efeito na decoração, graças à parceria feita com os outros elementos, o novo contexto.

Novas funções

A tarefa de reutilizar objetos é possível a partir do momento em que novas funções são designadas. Por exemplo, uma chaleira com design clássico pode se transformar em um recipiente para armazenar flores, desempenhando desta forma a função de vaso. Outra sugestão criativa é o uso de dois cavaletes para montar uma mesinha.

Reutilizando materiais recicláveis

Reciclagem e decoração podem caminhar lado a lado, por isso vale a pena apostar na reutilização de objetos que seriam jogados no lixo. Nesta proposta, os caixotes de feira se transformam em estantes, as garrafas de vidro viram vasos e as PETs são usadas para construir pufes.

manu

Por meio da reciclagem, garrafinhas de bebidas se transformam em vasinhos.

Coloque as ideias em prática para conseguir reutilizar objetos na decoração.

 


RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL