Menu

Turismo

Atualizado em 13 de dezembro de 2011, às 11:05
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Dicas para quem vai viajar pela primeira vez de avião

Chegar com antecedência ao aeroporto e estar munido de documento de identidade e número do voo facilita bastante.

“A primeira vez a gente nunca esquece”, como diz o ditado popular. E isso pode ser aplicado em diversas áreas da vida, inclusive para quem vai viajar de avião pela primeira vez. Quem nunca embarcou nessa, deve saber alguns detalhes para não ter dor de cabeça depois.

 

346392 viagem de aviao Dicas para quem vai viajar pela primeira vez de aviãoViajar de avião é bem fácil, basta seguir alguns passos

Chegue ao aeroporto com uma hora de antecedência

O passageiro deve saber que é preciso chegar ao aeroporto com uma hora de antecedência para voos domésticos (dentro do país) e duas horas para os internacionais. Assim que chegar lá, precisa fazer o check-in, que é o momento em que vai se identificar e despachar a mala. Para tal, é necessário se dirigir ao balcão da companhia aérea pela qual fará a viagem e apresentar o documento de identidade e o número do voo, fornecido no site da companhia, por telefone ou na loja onde comprou a passagem.

No check-in, o atendente dará dois documentos: um indicando o número do portão da sala de embarque e o horário de entrada no avião e outro relativo à bagagem, caso tenha. É importante ter em mente que a mala deve pesar 23 kg (criança ou adulto) e se passar disso pagará excedente de peso (0,5% da passagem). A bagagem de mão pode ter até 5kg (para voos domésticos ) e essa não precisa ser despachada. Para voos internacionais, veja com a companhia aérea.

 

346392 2 Dicas para quem vai viajar pela primeira vez de aviãoFaça o check-in assim que chegar ao aeroporto

Sala de embarque para esperar o horário do avião

O próximo passo é ir para a sala de embarque para depois entrar no avião. Geralmente, os viajantes ficam um tempo nela, até entrarem no meio de transporte. Apresente o documento de identidade ao atendente para entrar na sala e também aquele fornecido no check-in . Nesse momento, tire todos os objetos metálicos (brincos, relógios, cintos) e coloque no suporte, onde a bagagem de mão e esses objetos passarão pela esteira do raio-x. Objetos cortantes e líquidos em frascos com até 100 ml não são permitidos de serem transportados na bagagem de mão.

 

346392 3 Dicas para quem vai viajar pela primeira vez de aviãoColoque a bagagem bem perto de modo que seja rápido para pegar depois

É importante ficar atento ao chamamento para o avião, que será anunciado pelo alto-falante e também, disponível nos painéis. Assim que começarem a convocar para o embarque, apresente novamente a documentação que foi usada para entrar na sala. Entrando no avião, procure o número do assento e coloque a bagagem de mão no espaço destinado para tal, perto de onde vai sentar. Quando chegar ao destino, se dirija à esteira onde a mala será colocada para ser retirada.

Agora é só aproveitar a viagem no destino escolhido.