Menu

Serviços

Atualizado em 19 de junho de 2011, às 8:00 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Dicas para quem quer ser piloto de avião

Dicas para quem quer ser piloto de avião Dicas para quem quer ser piloto de avião

Você já parou para pensar nas atividades e funções que um piloto de avião tem que executar? A grande maioria acredita que o piloto de avião possui tarefas simples, no entanto, engana-se quem pensa desta forma, já que qualquer erro pode ser fatal e pode colocar a sua própria vida, além de outras centenas em risco. O piloto de avião é um profissional capacitado para a realização de voos em aviões que se encontram em estado seguro e adequado para tal atividade, caso contrário, nem mesmo a alta habilidade do piloto poderá resolver as mais adversas situações em pleno voo.

Antigamente o trabalho dos pilotos de avião era mais complexos, o que exigia maior dedicação e atenção dos pilotos, não que isso não tem a mesma importância nos dias atuais, muito pelo contrário, o fato é que o avanço tecnológico fez com que muitas atividades humanas fossem substituídas por um sistema, onde o piloto intervém apenas quando ocorre um problema. Desta forma, o piloto de avião atual necessita ter o conhecimento de como controla-lo e também de como controlar os programas de computador que tem como finalidade monitorar os parâmetros e a automação do mesmo.

Dicas para quem quer ser piloto de avião 1 Dicas para quem quer ser piloto de avião

Para se tornar um piloto de avião é preciso que o futuro profissional possua o compromisso com a segurança e se dedique ao máximo ao estudo, tanto teórico quanto prático, além de ter outras características básicas, como ter autocontrole, responsabilidade, controle emocional, raciocínio rápido, concentração, capacidade de trabalhar em equipe e sobre pressão, raciocínio espacial, capacidade de rápida adaptação a possíveis mudanças operacionais, comprometimento, paciência, disciplina e agilidade. Então, será que você tem vocação para ser um piloto de avião?

Se você acredita que tem potencial para seguir tal carreira profissional, então, saiba que é necessário que você tenha formação militar ou civil, sendo que para esta última, existem inúmeros aeroclubes e escolas de pilotagem que oferecem cursos de piloto de avião privado e comercial. Desta forma, para o piloto desportivo ou privado é preciso que você tenha completado o Ensino Fundamental e para seguir carreira comercial é preciso que o Ensino Médio tenha sido completado.

Atualmente existem instituições de ensino superior que oferecem curso de ciências aeronáuticas com ênfase em piloto comercial, curso este que possui duração de apenas três anos e possui reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). Caso prefira seguir carreira militar você tem a sua disponibilização a Escola Preparatória de Cadetes do Ar, sendo que para ingressar neste curso militar é preciso prestar concurso após ter concluído o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio participar do concurso para Academia da Força Aérea.

Para a carreira civil é preciso que você tenha concluído o Ensino Médio e ter realizado curso de piloto privado e piloto comercial, além de ter acumulado no mínimo 150 horas de voo. Tanto o curso de piloto comercial quanto o curso de piloto privado tem a duração de 4 meses, sendo que para o primeiro é preciso acumular 150 horas e para o segundo 35 horas.

É válido ressaltar que o interessado nestes cursos deve possuir a idade mínima de 17 anos e somente ao completar 18 anos de idade que o mesmo receberá a licença de pilo privado, assim após ter a licença em mãos poderá voar sozinho. Já para a licença de piloto comercial a idade mínima é de 18 anos e o tempo de estudo tem relação com a rapidez com que o aluno realiza seus voos de treinamento, o qual leva o tempo de aproximadamente 3 a 4 anos.

Dicas para quem quer ser piloto de avião 2 Dicas para quem quer ser piloto de avião

O mercado de trabalho para o piloto de avião continua a crescer e sua remuneração é acima da média, apesar disso, o sucesso está relacionado com a vocação, dedicação e empenho do profissional. Se você quer realmente ser piloto, não perca mais tempo e corra atrás de seu sonho, e não aproveite a oportunidade para realizar os devidos cursos e concursos. Desde já, boa sorte!