Dicas para pais solteiros

PUBLICIDADE

As dicas para pais solteiros prometem ser de grande ajuda na criação dos filhos. Ser pai é uma das mais belas coisas que acontecem na vida. Porém, criar uma criança pode ser uma tarefa muito difícil, ainda mais quando não se tem uma companheira para auxiliar na caminhada. Conheça dicas para lidar com a paternidade da melhor forma possível.

Dicas para pais solteiros. Foto: Ilustrativa

Na caminhada para criar os filhos, muitas vezes encontramos diversas dificuldades. O importante é saber identificar o problema e procurar ajuda. Você pode solicitar auxílio de pessoas próximas como amigas ou amigos, ou, ainda, pedir ajuda de seus pais ou dos avós maternos da criança.

Se houver problemas mais sérios, o mais indicado é fazer um tratamento psicológico com seu filho. Ou seja, leve-o a um psicólogo, para que este possa ajudá-lo a identificar os problemas e melhorá-los. Muitas vezes o próprio pai solteiro precisa dessa ajuda psicológica, para se abrir e se conhecer, com o objetivo de conseguir se guiar pela paternidade de forma tranquila.

PUBLICIDADE

Conheça algumas dicas de passeios para pais solteiros.

Dicas para pais solteiros

Separamos dicas para pais solteiros, que procuram considerar diferentes realidades. Confira:

Como cuidar de uma menina

O pai solteiro precisa ser atencioso e dedicado. Foto: Ilustrativa

Quando se trata de uma menininha, é muito importante ter por perto uma figura feminina na vida da sua filha. Existem situações pelas quais a pequena deverá passar e que apenas as mulheres conseguirão explicar a ela como funcionam. O ideal é o pai entrar no mundo da filha, levá-la para fazer atividades como ballet, natação, brincar de casinha, comprar roupas e acessórios. Isso não significa obrigar a criança a gostar dessas coisas, apenas sinta do que ela gosta e incentive-a.

Participar do dia das mães é também uma tarefa importante, para que a pequena não se sinta diferente dos outros amigos, principalmente na escola. Converse sempre com sua filha, responda as questões que ela tiver sobre a mãe. Não fale coisas negativas sobre ela, tente amenizar a situação para que a criança não sinta raiva. Um acompanhamento psicológico é fundamental, principalmente na infância e início da adolescência.

PUBLICIDADE

Como cuidar de um menino

O pai deve se tornar o melhor amigo do filho. Foto: Ilustrativa

Cuidar de garotos é uma tarefa um pouco mais fácil, pois a figura paterna está presente e fica mais tranquilo explicar as situações que ocorrem com os meninos. Porém, a figura materna ou feminina também precisa aparecer. Por isso o auxílio das avós ou amigos pode ser de extrema importância.  Um acompanhamento psicológico também é uma ótima ideia.

Cuidados com bebês

Se você é pai solteiro e não sabe ainda cuidar de bebês, peça ajuda. Existem cursos que ensinam como cuidar dos pequeninos desde o nascimento. Caso não encontre esse tipo de atividade, peça ajuda a alguma amiga que já seja mãe, ou aos avós da criança.

Leia mais:  Sete dicas para pais solteiros

Outras dicas importantes

A vida de um pai solteiro é repleta de tarefas. Foto: Ilustrativa

Existem diversos livros que tratam da criação de filhos. Caso se sinta inseguro, ou queira aprender mais sobre essa etapa de sua vida, leia alguns livros para tirar suas dúvidas. Veja nossas dicas:

• Limites sem trauma, construindo cidadãos (Tania Zagury);

PUBLICIDADE

• Educar sem culpa, a gênese da ética (Tania Zagury);

• Os direitos dos pais (Tania Zagury);

• Quem ama educa (Içamitiba);

• Filhos Autônomos, Filhos Felizes (Cris Poli);

• Educando Crianças Geniosas (Dr. James Dobson).

Como agora terá uma criança em casa, é importante tornar o ambiente mais seguro. Por isso:

• Evite utilizar tomadas em T ou extensões, pois as crianças adoram mexer nesses objetos;

• Se possível, faça o aterramento do circuito elétrico de sua residência;

• Evite fazer gambiarras na rede elétrica;

• Tampe as tomadas;

• Retire objetos que possam machucar a criança, como vasos sobre as mesas;

• Coloque protetores de borrachas em superfícies pontiagudas;

• Não deixe a criança entrar na cozinha, principalmente quando estiver preparando algo no fogão;

• Não se esqueça de deixar os cabos das panelas sempre virados para dentro do fogão, para que a criança não consiga alcançar;

• Cuidado com substâncias quentes, como leite, para que não caia no pequeno;

• Guarde bem os objetos cortantes como facas e tesouras;

• Tenha bastantes brinquedos, para que a criança não precise se entreter com objetos que não sejam próprios para ela.

Veja também: Dicas para pais de primeira viagem

Aproveite as  dicas para pais solteiros e com certeza você vai conseguir criar melhor os seus filhos. Se precisar de ajuda, procure os amigos e familiares. Saiba que a falta da mãe pode ser suprida, e que você pode fazer um excelente trabalho, criando uma criança saudável, educada e feliz. Continue acompanhando as publicações do Mundo das Tribos, pois temos muitas outras sugestões para encarar os desafios da paternidade.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.