Menu

Especial Dia dos Pais

Atualizado em 22 de junho de 2012, às 10:00 por Sueli Araujo ()
Você está em: MundoDasTribos > Entretenimento > Dicas para pais solteiros

Ser pai solteiro não é uma tarefa muito fácil. Veja algumas dicas para lidar com essa situação da melhor forma possível.

Presentes para agradar pais exóticos

[22/06/2012]

Almoço de dia dos pais: pratos especiais

[22/06/2012]
471484 515476 Dicas para pais solteirosSer pai é uma das coisas mais belas da vida.

Ser pai é uma das mais belas coisas que acontecem na vida. Porém, criar uma criança pode ser uma tarefa muito difícil, ainda mais quando não se tem uma companheira para auxiliar na caminhada. Conheça dicas para pais solteiros, para que consigam lidar com a paternidade da melhor forma possível.

Descobrindo as dificuldades

Na caminhada para criar os filhos, muitas vezes encontramos diversas dificuldades. O importante é saber identificar o problema e procurar ajuda. Você pode solicitar auxílio de pessoas próximas como amigas ou amigos, ou, ainda, pedir ajuda de seus pais ou dos avós maternos da criança.

Se houver problemas mais sérios, o mais indicado é fazer um tratamento psicológico com seu filho. Ou seja, leve-o a um psicólogo, para que este possa ajudá-lo a identificar os problemas e melhorá-los. Muitas vezes o próprio pai solteiro precisa dessa ajuda psicológica, para se abrir e se conhecer, com o objetivo de conseguir se guiar pela paternidade de forma tranquila.

Conheça algumas dicas de passeios para pais solteiros

Como cuidar de uma menina

Quando se trata de uma menininha, é muito importante ter por perto uma figura feminina na vida da sua filha. Existem situações pelas quais a pequena deverá passar e que apenas as mulheres conseguirão explicar a ela como funcionam. O ideal é o pai entrar no mundo da filha, levá-la para fazer atividades como ballet, natação, brincar de casinha, comprar roupas e acessórios. Isso não significa obrigar a criança a gostar dessas coisas, apenas sinta do que ela gosta e incentive-a.

Participar do dia das mães é também uma tarefa importante, para que a pequena não se sinta diferente dos outros amigos, principalmente na escola. Converse sempre com sua filha, responda as questões que ela tiver sobre a mãe. Não fale coisas negativas sobre ela, tente amenizar a situação para que a criança não sinta raiva. Um acompanhamento psicológico é fundamental, principalmente na infância e início da adolescência.

471484 daughter playing with dad 871294330204m2I Dicas para pais solteirosAs meninas precisam de cuidados especiais.

Como cuidar de um menino

Cuidar de garotos é uma tarefa um pouco mais fácil, pois a figura paterna está presente e fica mais tranquilo explicar as situações que ocorrem com os meninos. Porém, a figura materna ou feminina também precisa aparecer. Por isso o auxílio das avós ou amigos pode ser de extrema importância.  Um acompanhamento psicológico também é uma ótima ideia.

Cuidados com bebês

Se você é pai solteiro e não sabe ainda cuidar de bebês, peça ajuda. Existem cursos que ensinam como cuidar dos pequeninos desde o nascimento. Caso não encontre esse tipo de atividade, peça ajuda a alguma amiga que já seja mãe, ou aos avós da criança.

Conheça mais sete dicas para pais solteiros

Outras dicas importantes

Existem diversos livros que tratam da criação de filhos. Caso se sinta inseguro, ou queira aprender mais sobre essa etapa de sua vida, leia alguns livros para tirar suas dúvidas. Veja nossas dicas:

  • Limites sem trauma, construindo cidadãos (Tania Zagury);
  • Educar sem culpa, a gênese da ética (Tania Zagury);
  • Os direitos dos pais (Tania Zagury);
  • Quem ama educa (Içamitiba);
  •  Filhos Autônomos, Filhos Felizes (Cris Poli);
  • Educando Crianças Geniosas (Dr. James Dobson).

Como agora terá uma criança em casa, é importante tornar o ambiente mais seguro. Por isso:

  • Evite utilizar tomadas em T ou extensões, pois as crianças adoram mexer nesses objetos;
  • Se possível, faça o aterramento do circuito elétrico de sua residência;
  • Evite fazer gambiarras na rede elétrica;
  • Tampe as tomadas;
  • Retire objetos que possam machucar a criança, como vasos sobre as mesas;
  • Coloque protetores de borrachas em superfícies pontiagudas;
  • Não deixe a criança entrar na cozinha, principalmente quando estiver preparando algo no fogão;
  • Não se esqueça de deixar os cabos das panelas sempre virados para dentro do fogão, para que a criança não consiga alcançar;
  • Cuidado com substâncias quentes, como leite, para que não caia no pequeno;
  • Guarde bem os objetos cortantes como facas e tesouras;
  • Tenha bastantes brinquedos, para que a criança não precise se entreter com objetos que não sejam próprios para ela.
471484 Pais e filhos 1 Dicas para pais solteirosÉ possível ser pai solteiro e criar um filho saudável, educado e feliz.

Ser pai solteiro não significa estar sozinho nesse percurso. Procure os amigos, a família, pessoas que possam ajudá-lo a criar seu filho da melhor forma possível. Saiba que a falta da mãe pode ser suprida, e que você pode fazer um excelente trabalho, criando uma criança saudável, educada e feliz.