Dicas para pagar menos Imposto de Renda

PUBLICIDADE

Todos os anos milhares de contribuintes devem fazer a Declaração do Imposto de Renda e é sempre uma preocupação grande, com o valor que deverá pagar. Porém é possível pagar menos imposto, você sabia? Para ajudar você a pagar menos Imposto de Renda nós selecionamos algumas dicas abaixo. Leia e consiga seu objetivo.

A declaração de Imposto de Renda pode ter impactos menores sobre a sua renda (Foto: Divulgação)

Alguns macetes na hora de declarar o Imposto de Renda podem render uma economia. De acordo com o formato utilizado pelo contribuinte no momento de abrir o jogo com o “leão”, a taxa pode ser maior ou menor. Se você ainda não declarou os bens e o faturamento para a Receita Federal nesse ano, veja abaixo algumas dicas para não gastar com tributos mais que o necessário:

Todos os anos milhares de contribuintes declaram IR (Foto: Divulgação)

1. Declaração individual

As pessoas casadas devem ficar atentas para optar pela declaração separada de acordo com a renda. Quando uma das partes do casal possui pouca renda ou até mesmo nenhuma, é vantagem declarar junto. Isso porque, em casos de faturamento médio ou alto, cada um ganhará individualmente uma isenção de 18.799,32 reais sobre a renda tributável.

PUBLICIDADE
Imposto de Renda 2018 faça sua declaração (Foto: Divulgação)

2. Divida os bens comuns do casal

A renda de bens comuns pode ser dividida entre o casal. No caso de uma residência alugada, por exemplo, essa possibilidade poderá livrá-los de arcar mensalmente com o carnê de Imposto de Renda e diminuir a taxa sobre a renda tributável de cada um. A Receita determina que aluguéis de mais de 1.566,61 reais estão sujeitos à cobrança de IR. Por isso, se forem cobrados 2.800 reais de um inquilino, marido e mulher podem declarar, cada um, 1.400 reais mensais a título de recebimento de aluguel.

Fique atento aos detalhes para não gastar com tributos mais que o necessário (Foto: Divulgação)

3. Adicione melhorias e reformas de imóveis

Quando uma pessoa declara um imóvel sempre coloca o valor pelo qual adquiriu. Porém, se houver valorização do espaço, o imposto cobrado pela Receita Federal será maior. No entanto, a valorização do local não pode ser informada na declaração. O único modo de aumentar o valor do imóvel é mencionando as reformas, mas fique atento, pois só pode fazer isso quem guarda todos os comprovantes dos gastos com o bem.

Declaração do imposto de renda deve ser entregue via computador, até o dia 30 de abril (Foto: Divulgação)

4. Subtraia taxas no cálculo do ganho de capital

No caso de fundos com cotas negociadas em Bolsa, ações e títulos públicos, o contribuinte pode adicionar ao valor declarado de seus bens os gastos com as taxas de corretagem, custódia e emolumentos. Isso também vale para os casos de ações, e dos imóveis. Desta maneira, o Imposto de Renda devido incidirá sobre o menor montante quando o cidadão se desfizer desses bens. Entre em contato com um contador e verifique as possibilidades de economia no IR que podem abranger a sua declaração antes de finalizá-la.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.