Menu

Beleza

Atualizado em 1 de março de 2012, às 8:30
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Dicas para não descascar depois do sol

Veja como evitar que sua pele descasque após a exposição solar. Confira os cuidados necessários e como preservar a cor dourada por mais tempo.
402246 Passe protetor solar para evitar descamação Dicas para não descascar depois do solPasse protetor solar para evitar descamação.

Se expor por muito tempo ao sol é perigoso e está fora de moda. Isso não significa que a pele não pode ter aquele aspecto bronzeado saudável. Para aproveitar as férias com sol ou mormaço, é necessário cuidados com a pele para manter o bronzeado e não descascar. O descascamento é algo natural quando há uma exposição prolongada ao sol, principalmente para as pessoas com peles mais claras e sensíveis.

O tecido cutâneo.

A pele é o revestimento externo, considerada o maior órgão do corpo humano e o mais pesado. A função principal dela é a proteção do organismo contra ameaças externas.  A melanina é a substância responsável pela pigmentação e pela proteção contra os raios solares, principalmente do tipo UV. Dessa forma, quando a quantidade dessa substância é aumentada ocorre o bronzeamento da pele.

É muito importante tomar algumas atitudes de prevenção para evitar que o tecido sofra descascamento, ressecamento e desbotamento do bronzeado.

402246 Não puxe a casquinha que esta descascando passe um creme hidratante Dicas para não descascar depois do solNão puxe a pele que esta descascando, passe um creme hidratante.

Confira algumas dicas para evitar que a pele descasque.

  • Protetor solar

Se a pele está descascando é sinal de que houve excesso na exposição ao sol e que não passou o protetor solar de forma suficiente. Portanto, quando for à praia ou ao clube, passe o filtro solar pelo menos a cada duas horas, ou ainda, toda vez que sair da água (não se esquecendo de tomar uma ducha para tirar o excesso de sal ou cloro da pele antes de passar o produto). Além de prevenir câncer de pele, esses cremes de proteção evitam manchas, ajudando a manter um bronzeado contínuo.

  •  Horário de exposição ao sol

Evite os horários entre as 10 e as 16 horas. Esse período é considerado mais agressivo, pois é quando existe uma maior incidência dos raios ultravioletas do tipo B, causador do câncer de pele.

  • Hidratante

Não puxe a pele (casquinha) que está descascando. Se coçar, passe hidratante. Essa pequena escama que sai é sinal que ela foi agredida pelo sol e está se refazendo. Evite se expor ao sol nesta fase para não causar mais queimaduras e até infecções. É recomendável utilizar cremes hidratantes à base de óleos de amêndoas.

402246 Evite exposição ao sol das 10 às 16 Dicas para não descascar depois do solEvite exposição solar das 10 às 16 horas.

Os primeiros sintomas antes do descascar são coceiras pelo corpo e pequenas bolinhas de água que se formam na pele. Depois, elas estouram e aí começa a descamação. Para aquelas pessoas que estão com a pele já nesse processo, a dica é não tentar puxar a pele, induzindo a saída do tecido. Deixe que tudo ocorra naturalmente, pois dependendo do caso, a pele leva uma semana para se recuperar e tornar-se uniforme outra vez. Não se esqueça de beber muita água para manter o corpo bem hidratado, incluindo a pele.