Dicas para Melhorar o seu Intestino Preso – Prisão de Ventre

PUBLICIDADE

Boa parte da população sofre de intestino preso, e mais da metade é constituída de mulheres e idosos. As mulheres geralmente ficam com o intestino preso por conta da gravidez, e os idosos por pequenos problemas de saúde. Este assunto, às vezes, se torna até motivo de piada em algumas rodinhas de amigos, mas a verdade é que esse “problema” pode tirar o “senso de humor” de muita gente. Hoje, separamos algumas dicas para melhorar o seu intestino preso – prisão de ventre. Afinal, este problema, conhecido também como constipação intestinal, é uma das queixas mais frequentes na maioria dos consultórios médicos, chega a atingir 20% da população mundial.

Dicas para Melhorar o seu Intestino Preso - Prisão de Ventre (Foto: Divulgação)
Dicas para Melhorar o seu Intestino Preso – Prisão de Ventre (Foto: Divulgação)

Dicas para Melhorar o seu Intestino Preso – Prisão de Ventre

Existem diversas causas para o intestino não funcionar como deveria, mas a pouca ingestão de água e fibras é a principal. No caso da gravidez, o útero pressiona o reto e a porção inferior do cólon, o que atrapalha o todo o processo normal. Nas  dicas para melhorar o seu intestino preso – prisão de ventre explicamos um pouquinho de como isso deixa de funcionar. O uso de medicamentos como analgésicos e antidepressivos também podem causar a constipação. Problemas neurológicos, como o Mal de Parkinson, e problemas psicológicos também podem desencadear esse problema.

Leia mais informações sobre: Dicas para melhorar o intestino preguiçoso da criança

PUBLICIDADE

Como ajudar o intestino?

Porém há uma “infinidade” de maneiras diferentes que ajudam no bom funcionamento do organismo, isso vai desde a mudança dos hábitos alimentares à malhação. Mas se essas medidas não funcionarem, é indispensável à consulta médica, essa pode ser a um clínico geral ou gastro. Pode haver a necessidade de a pessoa ingerir medicamentos, geralmente são laxantes osmóticos, à base de fibras vegetais ou de óleo mineral.

Problema atinge mais mulheres (Foto: Divulgação)
Problema atinge mais mulheres (Foto: Divulgação)

Em casos muitos extremos, a pessoa pode ainda passar por uma lavagem intestinal. Caso a pessoa não se trate como deveria, a prisão de ventre prejudica a qualidade de vida sem contar que aumenta os riscos de doença diverticular e de câncer do intestino grosso.

Como acabar com a prisão de ventre

Alimentação: São suficientes 30g de fibras no dia, elas agem como laxantes naturais, e normalmente são encontradas em verduras com talos e folhas verdes e cereais integrais. As frutas, como ameixa, figo, pêssego e abacate são algumas frutas emolientes, já a manga, a laranja, o abacaxi e a jaca são ricas em fibras. A banana, maçã, goiaba e caju devem ser evitadas pois contém pectina.

Para cuidar é preciso tomar bastante água (Foto: Divulgação)
Para cuidar é preciso tomar bastante água (Foto: Divulgação)

Água: Além da dieta com fibras é necessária e indispensável a ingestão de água, e muito líquido, pois isso amolece o bolo fecal e facilita a sua saída. São necessários, no mínimo, 2 litros de por dia.

Eduque seu intestino: Determine diariamente um horário para sentar-se no vaso sanitário, mesmo sem vontade, permaneça por 10 ou 15 minutos. Esse método pode não funcionar nos primeiros dias, mas com o tempo, a resposta ao chamado do organismo vira hábito.

Leia mais informações sobre: Prisão de Ventre, Como Cuidar

PUBLICIDADE

Encare o desafio

O melhor horário para esse exercício é após alguma refeição, assim é possível aproveitar a ativação dos movimentos do intestino. Não sinta vergonha: Muitas pessoas não conseguem usar o banheiro público ou o “banheiro do vizinho” para fazer o “NÚMERO 2”, se deu vontade, vá, ficar retraindo essa necessidade só piora a constipação.

Pratique dança ou atividade física que isso ajuda e muito (Foto: Divulgação)
Pratique dança ou atividade física que isso ajuda e muito (Foto: Divulgação)

Movimente o corpo: A ansiedade causa a tensão muscular do intestino, o que o faz parar de funcionar. A atividade física é uma boa alternativa para combater o problema. Exercícios físicos regulares liberam adrenalina e estimulam as contrações do intestino, facilitando a evacuação. Caminhadas por mais de 30 minutos, ioga e natação estão entre as melhores alternativas. Se você é um, dos muitos, que sofrem de prisão de ventre, tome uma atitude já e livre se deste problema!

Confira nossas outras dicas de saúde, fique aqui no Mundo das Tribos!

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.