Menu

Empregos

Atualizado em 6 de março de 2012, às 20:40 por Andre Dias
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Dicas para fazer um bom atendimento ao cliente

Um bom atendimento ao cliente é garantia de que ele vai voltar, e pode fazer com que os seus lucros aumentem ainda mais.
404927 dicas para fazer um bom atendimento ao cliente 2 Dicas para fazer um bom atendimento ao clienteAtender bem ao cliente é garantia de que ele volta

Muita gente reclama do mau atendimento prestado em algumas lojas, instituições bancárias e órgãos públicos, entre outros estabelecimentos. Nestes casos, é quase certeza que o cliente não voltará a estes locais, a não ser que a sua presença ali seja realmente necessária.

É por isso que os funcionários devem sempre atender muito bem ao cliente, pois de acordo com alguns estudos, a qualidade do atendimento é mais importante que o preço de um determinado produto ou serviço, ou seja, as pessoas estão até dispostas a pagar mais, desde que o atendimento seja de qualidade.

Além de deixar o consumidor satisfeito e se sentindo importante, um bom atendimento leva à fidelização do cliente, fazendo com que ele volte sempre ao seu estabelecimento comercial, levando outros novos clientes, resultando em lucros ainda maiores ao comerciante.

Confira a seguir algumas dicas simples, que podem ajudar a oferecer um bom atendimento ao cliente.

Treine os funcionários

404927 dicas para fazer um bom atendimento ao cliente 1 Dicas para fazer um bom atendimento ao clienteO treinamento deve incluir também quem atende pelo telefone e via internet

A primeira coisa que você deve fazer é treinar os funcionários, para que eles hajam sempre com educação e respeito aos clientes. Todos os que estiverem envolvidos no processo de atendimento, seja presencial, por telefone ou internet, devem receber dicas e instruções, para garantir a satisfação do cliente.

Conheça o perfil do seu cliente

Você sabe o que o cliente deseja? Quem ele é? Do que ele necessita? As respostas para essas perguntas podem indicar a maneira adequada pela qual você deve tratar o seu cliente.

A importância da interação

Interagir com o cliente é muito importante. Logo de cara, já é possível saber se a pessoa gosta de conversar, se é mais quieta, se prefere experimentar ou se quer apenas olhar o produto. Aja conforme o cliente, pois se você ficar incomodando um cliente que é mais reservado e não gosta muito de conversar, pode ser que ele vá embora.

Por outro lado, se ele gostar de conversar um pouco mais, tenha paciência para ouvi-lo e interpretar o que ele quer.

Cumpra as promessas

Se você prometeu entregar um produto ou realizar um serviço em determinado dia e horário, é importantíssimo que o faça, pois há o risco de que a empresa ganhe a fama de enrolada, atrapalhando em negócios futuros. Caso não haja jeito de manter o acordo, entre em contato com o cliente avisando que não será possível realizar o serviço ou a entrega naquele dia e hora combinados.

Demonstre simpatia

404927 dicas para fazer um bom atendimento ao cliente 4 Dicas para fazer um bom atendimento ao clienteSer cordial e simpático é uma das principais dicas para atender bem ao cliente

Seja sempre simpático e cordial com os clientes. Quem é que não gosta de ser bem tratado e se sentir bem quando entra em uma loja?

Canais de sugestão e reclamação

Para saber o que pode ser melhorado ou mudado, e também para conhecer um pouco mais sobre os seus clientes, crie canais de sugestão e reclamação. Pode ser através de um e-mail ou mesmo de uma caixinha em cima do balcão, para que os consumidores escrevam e depositem ali as suas opiniões.