Dicas para fazer seu filho dormir sozinho

PUBLICIDADE
Quando a criança se acostuma a dormir no meio dos seus pais, pode causar danos ao casal e a ela mesma (foto: divulgação)

Muitas crianças dormem entre os seus pais por medo, insegurança ou mesmo por comodismo. No entanto, esse costume pode ser  maléfico, tanto para elas, que crescem inseguras, quanto para o casal, que pode perder a intimidade. Por isso, veja aqui algumas dicas para fazer o seu filho dormir sozinho.

É difícil acordar de madrugada para ir ao quarto do bebê para trocá-lo ou amamentá-lo. Por isso, muitos pais acabam deixando-o dormir em seu quarto por puro comodismo. Entretanto, com o tempo, isso se tornará um costume e será difícil revertê-lo. Sendo assim, é mais válido espantar a preguiça enquanto a criança é pequena que ter que reeducá-la depois de grande.

Mantenha sempre uma rotina na hora do sono de seu filho. Para tanto, desligue a televisão, diminua as luzes e os barulhos da casa e mande-o para o próprio quarto. Dirija-se a ele e leia um livro, cante músicas ou converse sobre seu dia até que  pegue no sono:  dê-lhe um bichinho ou um paninho para que  se sinta mais protegido.

PUBLICIDADE
Com um bichinho, a criança se sente mais protegida e dorme em paz (foto: divulgação)

Se a criança disser que quer dormir com os pais porque tem medo de ficar sozinha no quarto, que é cheio de bichos e monstros, entre no jogo dela abrindo os armários e olhando embaixo da cama. Assim, ela se sentirá mais segura e dormirá em paz.

Porém, se houver muita insistência, por parte dela, em dormir na sua cama, deite-se com ela por alguns dias. Depois, fique sentada a seu lado até que  durma e, por fim, espere o sono dela chegar, em pé na porta. Desse modo, ela irá se acostumando devagar com o seu afastamento até conseguir dormir sozinha tranquilamente.

Leia, converse ou cante para a criança até que ela durma (foto: divulgação)

Contudo, se  perceber que o seu filho está apenas fazendo manha para dormir no meio dos pais, seja firme com ele e, mesmo que insista,  se debata, diga-lhe que não poderá dormir com vocês.  Assim acabará aprendendo  que não é desse modo que  conseguirá o que quer. Por outro lado, se  ceder uma vez, ele perceberá que,  agindo dessa forma,  sempre será acolhido.

Para que  seu filho durma sozinho, tenha muita paciência e persistência até que  aprenda que existe um quarto somente para ele.  Assim, a família será  mais feliz  no futuro, pois terão harmonia, paz e sossego.

 

 

PUBLICIDADE

 

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.