Menu

Serviços

Atualizado em 20 de maio de 2011, às 23:55 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Dicas para fazer a reciclagem em casa

Participar de um mundo melhor todos querem, mas você realmente faz a sua parte? Saiba que educação ecológica começa em casa e boa parte do que você utiliza e joga fora poderia ser reciclado e aproveitado de maneira diferente, sem desperdício. Quando você lava roupas, por exemplo, utiliza água, correto? O que você faz com toda a água utilizada? Se você joga fora, na verdade faz errado, pois poderia aproveitar a água de lavar roupa para a limpeza da sua casa. É possível você guardar em baldes a água utilizada na hora de lavar roupa de um dia para o outro, aproveitando assim, sem desperdício toda aquela água que seria jogada fora. Uma máquina de lavar roupa para 5kg consome durante a sua lavagem em torno de 135 litros, ou seja, muita água que você joga fora quando poderia aproveitar para outras funções.

reciclagem 300x218 Dicas para fazer a reciclagem em casa

Você pode fazer a reciclagem de garrafas pet’s em sua casa, mesmo. Por exemplo, construir uma vassoura. Para criar uma vassoura de garrafa pet, basta você pegar suas garrafas pet’s usadas, lavar bem cortar a base e depois cortar tiras na garrafa, no sentido vertical. Você vai precisar de 15 garrafas pet. Corte o gargalo de 14 garrafas e deixe somente uma com o gargalo. Depois de você cortar as garrafas no sentido vertical, coloque uma dentro da outra e deixe a garrafa com o gargalo para colocar por último, pois ela vai servir de sustentação para as outras. Pegue um cabo de vassoura e coloque no gargalo, martele com um prego e pronto! Sua vassoura está pronta. Mas sobraram as bases das garrafas e os gargalos, correto? Então faça pequenos porta-canetas ou utilize os gargalos como funil.

Com garrafas pet, você ainda pode fazer porta-revistas, ampulhetas, porta-pincel e até vasinhos pequenos. Basta você usar sua imaginação e aproveitar a garrafa pet ao invés de jogar fora. Se você não tem tempo de criar algo novo com suas garrafas, descubra se na sua cidade não existe nenhuma associação que faça reciclagem e separe o lixo, sempre.

reciclagem2 300x248 Dicas para fazer a reciclagem em casa

Você sabia que é possível fazer sabão em barra a partir de óleo de cozinha que você já utilizou? Não é nada complicado, basta você ter os ingredientes corretos e reciclar seu óleo usado. Você vai precisar de 1 quilo de soda caústica em escama, 1 copo de amaciante, 2 litros de água e 5 litros de óleo que já foi utilizado. Você deve coar esse óleo para ser reaproveitado. Coloque a soda caústica em escamas no fundo do balde, depois acrescente a água que ferveu com cuidado e em seguida, mexa até diluir a soda caústica. Acrescente o óleo e mexa bem e depois o amaciante. Jogue a mistura em uma forma e se corte as barras de sabão no próximo dia. Você pode ainda colocar essência, chás ou corantes para diversificar a cor e o aroma do sabão. Certamente é uma boa utilidade, porque ao invés de você jogar fora o óleo de cozinha utilizado, você cria sabão reciclado.

reciclagem3 300x232 Dicas para fazer a reciclagem em casa

Quando você usa coador de café, você não deve jogar fora depois de utilizar, pois é possível usar novamente no mínimo umas 3 vezes. Para isso, basta você lavar bem o coador após o uso e pendurar no sol para secar. Depois de seco o coador parece novo, mas é importante falar que você deve lavar com cuidado, pois como é um papel frágil pode rasgar no fundo com facilidade.

Para reciclar o que você usa, não existe muito mistério, basta vontade e colocar a mão na massa. Lembre-se que é importante você separar o lixo seco do lixo orgânico, pois se você não recicla em casa, alguém certamente irá utilizar seu material para reciclar.

 

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.