Menu

Bem Estar

Atualizado em 30 de março de 2013, às 11:30 por Talita
Você está em: MundoDasTribos > Dicas para ensinar truques para o cachorro

Confira algumas dicas para ensinar mais facilmente truques para o cachorro

Para que a relação entre o dono e o cachorro seja positiva, o ideal é começar a treiná-lo assim que o adquirir ou adotar. Será ainda mais fácil ensinar truques para o cachorro se ele for um filhote, mas procure fazer isso de uma maneira correta, elogie e agrade o animal depois que ele tiver feito uma ação positiva e, corrija-o sempre que ele fizer algo negativo. Lembre-se, porém, que em hipótese alguma você deve bater no animal. Ele não tem conhecimento para saber por que está apanhando e pode até ser que ele desenvolva um comportamento agressivo como um instrumento de defesa.

602979 Dicas para ensinar truques para o cachorro Dicas para ensinar truques para o cachorroCom paciência e dedicação você conseguirá ensinar seu cachorro (Foto: divulgação)

Dicas para ensinar truques para o cachorro

Entre as dicas para ensinar truques para o cachorro destaca-se a necessidade de ser calmo, pois o processo poderá demorar um pouco. Por outro lado, acostume-se a elogiar ou corrigir sempre que houver um acerto ou erro por parte do cão, para que ele aprenda a fazer associações e seja adestrado. Quando o animal fizer algo correto, como roer o brinquedo ao invés de um objeto seu, o elogie e dê atenção a ele. Por outro lado, se ele estiver com um objeto inadequado como uma peça de roupa, por exemplo, substitua-a pelo brinquedo e só agrade-o depois que ele tiver um comportamento adequado novamente.

602979 Dicas para ensinar truques para o cachorro 3 Dicas para ensinar truques para o cachorroElogie o animal quando ele fizer algo certo (Foto: divulgação)

Sugestões para que o cachorro aprenda truques

Outras sugestões para que o cachorro aprenda truques é evitar mimá-lo e só agradá-lo quando ele merecer e não estiver bravo ou agitado. Tenha em mente que o processo de adestramento também é estressante para os cachorros, então faça isso por até 15 minutos e somente duas vezes diárias para não cansá-lo. Não grite, mas seja firme ao falar; ao gritar o animal ficará com ansiedade e irá se agitar desnecessariamente. Procure deixar o horário depois da alimentação do animal para que ele descanse e não tente ensinar algum truque para ele nesse momento. A regra vale também para quando o cachorro não estiver calmo.

602979 Dicas para ensinar truques para o cachorro 4 Dicas para ensinar truques para o cachorroCorrija o animal assim que ele fizer alguma travessura (Foto: divulgação)

Veja mais dicas para ensinar seu cão: 10 lições para adestrar seu cachorro

Comandos básicos para ensinar ao filhote

 

 

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.