Menu

Educação

Atualizado em 9 de dezembro de 2011, às 9:00 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Dicas para encarar a banca de TCC

Ter domínio do assunto, fazer um planejamento e treinar em casa são os caminhos para chegar ao sucesso.

Fim de curso e é hora de apresentar o trabalho final, mais conhecido como TCC. A insegurança bate, o medo vem e as dúvidas sobre os possíveis questionamentos parecem não ter fim. Mas existem alguns caminhos para encarar a banca e garantir o sucesso.

 

348193 tcc Dicas para encarar a banca de TCCEncarar a banca requer muita dedicação ao estudo

Ter bastante intimidade com a bibliografia faz diferença

Um deles é ter bastante domínio sobre os títulos que foram estudados. As bancas geralmente adoram saber detalhes de como tal autor pensa, como aquele outro vê determinada situação, de onde o aluno tirou tal ideia e por aí vai, portanto, entender bem a bibliografia usada é um caminho para o sucesso. Mas para compreendê-la sistematicamente, é necessário que a pesquisa tenha sido feita com bastante dedicação. Se foi feita de qualquer jeito, a chance de vacilar na apresentação é muito grande.

 

348193 tcc2 Dicas para encarar a banca de TCCConhecer bem o assunto é resultado de pesquisa intensa

Planejamento da apresentação é fundamental

Outra maneira de se sair bem é planejar de que forma ela será feita, se em slides, transparência ou caneta no quadro apenas. Também deve constar nessa pequena organização a divisão em tópicos, para ficar mais fácil de não se enrolar. O tempo previsto para cada uma delas também deve ser colocado.

 

348193 tcc3 Dicas para encarar a banca de TCCOrganização é causa do sucesso

Treine em casa quantas vezes forem necessárias

Além de um pequeno cronograma, vale a pena treinar em casa a sua apresentação, seja quantas vezes for. Com o planejamento em mãos, imagine-se no local onde ocorrerá e treine, treine muito. Às vezes, o aluno sabe bastante do assunto na escrita, mas peca na hora de se expressar. Portanto, fale sozinho em casa para as paredes quantas vezes forem necessárias, até você sentir que está conseguindo passar as principais ideias do trabalho.

Questionamentos da banca podem ser respondidos tranquilamente

O momento em que a banca faz questionamentos é muito temido por grande parte daqueles que vão entregar o TCC, mas vale essa dica: lembre-se que o trabalho é seu, foi você quem perdeu muito tempo estudando e pesquisando, portanto, ninguém melhor do que você mesmo para lidar com possíveis perguntas. Os professores podem revirar o trabalho de cabeça para baixo, mas se você se debruçou sobre o tema com bastante afinco, pode ter a certeza que conseguirá se sair bem nas respostas.