Menu

Brasil

Atualizado em 24 de maio de 2008, às 14:08 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Dicas para Emagrecer e se Livrar do Efeito Sanfona

dicas emagrecerefeitosanfona Dicas para Emagrecer e se Livrar do Efeito Sanfona

O efeito sanfona é causado com o ganho e a perda de peso alternado em um período de tempo.
Por exemplo: uma pessoa faz dieta e emagrece dez quilos e depois não consegue mante-lo e engorda mais 15 quilos.

Segundo a endocrinologista Célia Novaes, os maiores causadores do efeito sanfona são os remédios para emagrecer, visto que a pessoa só consegue perder peso enquanto faz uso deles. Ao parar de tomar os remédios, a pessoa engorda tudo de novo, pois não há uma alimentação regrada.
O que pode ajudar a resolver este problema é controlar a alimentação, fazer uma dieta saudável e exercícios.

Conforme uma pessoa engorda e emagrece ela perde massa muscular, a chamada massa magra, e ganha massa gorda, a gordura, ficando mais difícil emagrecer, porque a quantidade de gordura no corpo, só aumenta.

O efeito sanfona pode desencadear vários danos a saúde. Quando há alternância entre ganho e perda de peso, há depósito de gordura, aumento da celulite, da flacidez da pele, das estrias e até do envelhecimento, pois precipita a dilatação da pele.

A saúde fica comprometida conforme se percebe um aumento na pressão arterial, alteração da glicose, do colesterol, dos triglicerídeos e complicação nas articulações por causa da redução da massa muscular.

Para emagrecer sem prejudicar a saúde e conseguir manter o peso é importante seguir uma alimentação regrada. Comer alimentos saudáveis de maneira equilibrada ajuda a manter a pressão fica estável, há menos acúmulo de gordura e envelhecemos menos.

Veja algumas dicas da endocrinologista sobre alimentação saudável: Tentar tirar o açúcar direto; ingerir pouca gordura, como creme de leite, maionese e manteiga; evitar frituras; e reduzir o sal. Também é importante ingerir as frutas com casca e os legumes e verduras crus, visto que na casca das frutas é que estão às fibras e a vitamina é melhor nos legumes e verduras quando elas não são cozidas.
Outra dica é em relação às carnes: o ideal é que sejam consumidas na forma grelhada, assada ou cozida e ela aconselha a branca.

Praticar exercícios físicos é fundamental para manter o peso e a massa muscular, e ajuda a manter a saúde visto que conforme envelhecemos, a tendência é que ela diminua, sendo, ou não, vítima do efeito sanfona.