Dicas para educadores no Facebook

PUBLICIDADE

Os jovens passam boa parte do tempo livre navegando pela internet. Eles estão presentes nas principais redes sociais para acompanhar as novidades, compartilhar fotos e conversar com os amigos. Se o educador deseja conhecer melhor o perfil do seu aluno, ele também deve se atualizar com a Era Digital e criar uma conta no Facebook.

O Facebook facilita o contato dos professores com os seus alunos. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Mensagens sobre professores para Facebook: fotos

Os professores no Facebook

A rede social, quando bem utilizada, pode reforçar o laço do professor com os alunos e servir de ferramenta para o trabalho. O docente pode usar a plataforma de comunicação para diversas finalidades, inclusive para fazer pedidos aos alunos ou compartilhar material.

PUBLICIDADE

O educador, sendo uma figura pública, precisa tomar cuidado para não se expor demais no Facebook e acabar prejudicando a relação com o aluno. Se o perfil é mais voltado para o trabalho em sala de aula, então não vale a pena postar fotos polêmicas e nem fazer comentários capazes de gerar repercussão negativa na rede.

Além de ensinar sobre as disciplinas do Ensino Fundamental e Médio, o professor também é responsável por servir de exemplo e ensinar valores morais para as crianças e adolescentes. Desta forma, ele não deve cometer gafes nas redes sociais e perder o respeito que conquistou.

O educador deve manter um bom comportamento no Facebook. (Foto:Divulgação)

Alguns professores se comportaram de forma errada nas redes sociais e acabaram sendo demitidos, principalmente aqueles que foram contratados por escolas conservadoras.

Facebook a favor dos educadores: dicas

Veja a seguir uma seleção de dicas para os professores usarem o Facebook em prol do trabalho e da aprendizagem dos alunos:

PUBLICIDADE

Alcançar pessoas
Através do Facebook é possível alcançar um grande número de pessoas. Assim, fica fácil criar um grupo com os alunos de cada turma e compartilhar os arquivos, que servirão de suporte para as aulas.

Conteúdo mais interessante
O professor não precisa se limitar apenas às apostilas maçantes estudadas em sala de aula. Ele tem liberdade de simplificar o conteúdo e apostar em material mais interessante, como um vídeo ou infográfico. Estes recursos podem ser compartilhados no Facebook e incentivar os estudos sobre a disciplina.

PUBLICIDADE
O professor pode disponibilizar materiais de estudos pelo Facebook. (Foto:Divulgação)

Atendimento online
Se a turma estiver com dúvidas a respeito de algum conteúdo, o professor pode estipular um horário de atendimento online via Facebook para ajudar os alunos.

Turbinar os próprios conhecimentos
O educador pode usar o Facebook para aumentar os seus próprios conhecimentos. A rede permite conectar-se com profissionais de diversos cantos do mundo, o que facilita a troca de experiências e materiais de trabalho.

Veja também: Networking em redes sociais: como fazer

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.