Menu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Dicas para economizar energia na empresa

As empresas podem tomar algumas medidas de economia de eletricidade que fazem a diferença no final do mês.
Por Élida Santos -

Atualmente o Brasil tem a terceira tarifa de energia industrial mais cara do planeta  e a 9ª residencial com maior custo do mundo. Mesmo com as baixas anunciadas recentemente pela presidente Dilma Rousseff, infelizmente, a situação de tarifação nacional de eletricidade não é das melhores. Por isso, quem está querendo fazer com que a conta de luz fique menor necessita prestar atenção com relação ao consumo. Tanto em casa, quanto no emprego, as pessoas conseguem economizar muito se tomarem medidas simples. Para os empresários de plantão ou funcionários preocupados com o meio ambiente, separamos algumas dicas fundamentais para economizar energia na empresa.

Leia mais sobre: Dicas para economizar energia elétrica

Para economizar a eletricidade é necessário prestar atenção em alguns detalhes de consumo (Foto: Divulgação)

Escolha equipamentos que sejam econômicos

Para conquistar uma economia na conta de luz da empresa é necessário escolher aparelhos que não gastem muito. Os itens que levam o selo da Procel são os com menor consumo energético. Além disso, em casa ou no escritório, tire os aparelhos eletrônicos da tomada quando estão fora de uso, principalmente televisão, aparelhos de DVD/Blue-Ray e de som. Para que você conheça os itens corporativos que podem estar pesando na conta de energia relacionamos abaixo uma lista com alguns e o modo de economizar.

Ar-condicionado

Ao adquirir um aparelho de refrigeração, tente dimensionar o espaço que ele ocupará e o seu potencial para refrigerar. É possível consultar tabelas para este cálculo nas lojas. Na hora de fazer a instalação, não deixe o equipamento em lugares quentes, próximo de itens elétricos ou sob luz do sol. Isso força o desempenho e consome mais eletricidade. Tente colocá-lo de frente para um espaço de refrigeração que seja abrangente.  Para economizar energia no trabalho  desligue o ar-condicionado meia hora antes do fim do expediente e também durante o almoço, pois a sala ainda permanecerá climatizada. Além disso, mantenha as portas e janelas fechadas, para impedir sobrecarga.

Computador, notebook e outros eletrônicos

Mesmo com um consumo baixo é preciso atenção, já que empresas possuem muitos ligados. Para economizar na conta de luz é preciso que os usuários façam o desligamento quando não forem utilizados por longos períodos e a programação com relação aos recursos de economia de energia disponibilizados nas máquinas é essencial. Tire tudo da tomada depois do expediente para evitar sobrecarga.

Saiba mais sobre: Aprenda sete dicas para economizar energia

Economize na energia de sua empresa (Foto: Divulgação)

Preste atenção no sistema elétrico da empresa para economizar

Outro motivo que leva ao consumo excessivo de eletricidade das empresas é a chamada “fuga de energia”. Isso acontece por conta de conexões mal feitas, fios desencapados ou até com isolamentos comprometidos. Em algumas situações a pessoa gasta cerca de 30% a mais na conta por esses motivos. A melhor maneira de evitar tudo isso é fazendo uma manutenção periódica e sempre utilizando equipamentos para a rede elétrica de qualidade.


RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL