Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Dicas Para Dormir Bem

Dicas Para Dormir Bem

As dicas para dormir bem prometem ser de grande ajuda para as pessoas que enfrentam dificuldades de pegar no sono durante a noite. A ideia consiste, basicamente, em incluir hábitos saudáveis na rotina para conseguir relaxar.

Dicas para dormir bem. (Foto: Divulgação)

O sono é fundamental para saúde. Se uma pessoa fica sem dormir, ela não consegue se concentrar nas atividades do dia-a-dia, se irrita com facilidade e seu corpo fica vulnerável a uma série de doenças. De acordo com os especialistas, o ideal é que o ser humano se presenteie com 8 horas de sono por dia.

Dormir bem emagrece, melhora o rendimento imunológico, previne depressão, diminui o risco de doenças cardiovasculares, melhora o humor, contribui com a produtividade no trabalho, favorece o desempenho físico, entre muitos outros benefícios.

7 dicas para dormir bem

Confira a seguir 7 dicas para dormir bem:

1. Respeite os horários

É importante respeitar os horários para conseguir desfrutar de uma noite de sono de qualidade. Se for preciso, a pessoa deve abandonar as distrações (computador, TV ou smartphone) e ir para cama cedo.

2. Escolha um bom travesseiro

Contar comum bom travesseiro é uma das dicas para dormir bem durante a noite. A escolha deste item deve levar em consideração a posição mais comum na hora de dormir. Quem deita de lado, por exemplo, deve optar por um travesseiro mais alto. Já quem dorme de barriga para baixo deve dar preferência a um modelo com altura menor.

3. Cuidado com a alimentação

Alguns alimentos atrapalham o sono e por isso devem ser evitados na hora de dormir, como é o caso do café, do chá preto, do guaraná, da mussarela, das frituras, dos produtos à base de tomate e até mesmo do vinho.

É fundamental escolher um bom colchão. (Foto: Divulgação)

4. Escolha um bom colchão

Se preocupar com a qualidade do colchão é uma das dicas para dormir bem. O modelo ideal é aquele que favorece o relaxamento e não causa dores no corpo.

5. Pratique atividade física

A prática de atividades físicas é um hábito saudável que ajuda a dormir melhor, já que o corpo fica cansado e precisa repor as energias através de uma boa noite de sono. O ideal é fazer pelo menos 30 minutos de exercícios por dia, mas nunca depois das 20h.

6. Evite ambientes barulhentos

O barulho compromete a qualidade do sono, por isso é importante escolher um ambiente tranquilo e silencioso para dormir.

Um chá de camomila ajuda a dormir melhor. (Foto: Divulgação)

7. Um cardápio contra a insônia

Que tal um chá para dormir bem? Algumas plantas são capazes de relaxar o corpo e ajudar a ter um sono tranquilo, como é o caso da camomila, da erva-cidreira e da tília. Um leite morno também é uma ótima opção de bebida para tomar antes de dormir.

Coloque em prática as dicas para dormir bem e desfrute de ótimas noites de sono.

Recomendado para você
Bem Estar

Saiba quais são os tipos de autismo

Bem Estar

Sobrecarga na instalação elétrica: como evitar

Bem Estar

Complicações da cirurgia de pedra no rim

Bem Estar

Como Remover Manchas de Roupas

Comentários
  1. Neto disse:

    Muito bom o texto.

    Eu estava lendo ha poucos dias sobre dormir 6 horas e no texto dizia que era mais saudável, tinha um efeito muito mais satisfatório. Agora estou tentando dormir só 6 horas, fazendo a experiencia. Naquele texto, dizia para dormir só quando estiver com sono e quando falta de de 5 a 7 horas para a hora de acordar, que devia ser fixada.

    Gostei desse post, fora o blog que encontrei buscando pela pesquisa das 6 horas de sono, o seu é o primeiro que fala sobre esse assunto, que considero de muita importância, porque ganhar mais 2 horas por dia representa muito, além do efeito de bem estar e equilibrio que traz para o corpo, pelo menos segundo li.

    Visitarei seu blog novamente para relatar minha experiência. Se você também só dorme 6, quem sabe também possa relatar sua experiência. Eu gostaria muito de ler.

    Um abraço. Tchau.

  2. Paulo Lima disse:

    Obrigado pelos sinceros comentários Neto…
    Hoje em dia com o mundo tão louco acabando deixando de descansar para realizar tudo que queriamos,

    Acho que se tivesse 30 horas um dia, muita gente ainda sim não consegueria dormir o quanto gostaria, porém tem que se levar em conta o que se deseja para sua vida a LONGO prazo, com certeza não é nada saudável dormir poucas horas durante um longo período de tempo…

    Estarei aguardando neste artigo mesmo, seu relato de como está sendo sua experiência de dormir 6 horas por dia….

    Começei a experiência a poucos dias, estarei colocando aqui também o que estou achando !

    []s e volte sempre 🙂

  3. Quando começa o horário de Verão 2007 no Brasil? | MUNDO das TRIBOS disse:

    […] quiserem conferir mais dicas, entre elas para dicas para dormir bem, acessem […]

  4. Ildefonso Santos disse:

    Insônia! Quanto vale uma noite bem dormida?

    Segundo a Revista Veja, a INSÔNIA afeta mais de 50% da população. Ela também é responsável por dezenas de outros distúrbios de saúde, tais como obesidade, diabetes, cansaço e fadiga durante o dia, diminuição de reflexos, mau-humor, falta de concentração, retardo na digestão, dentre outros.

    A Revista Saúde É Vital de Fevereiro de 2008 publicou um estudo da Universidade de Wisconsin, Madison, EUA, em que a utilização de campos magnéticos sobre o lado direito da cabeça durante 45 min levam o organismo ao estágio de sono profundo e reparador, mais conhecido como sono REM. Também foi constatado o efeito positivo sobre a depressão e o TOC (transtorno obsessivo compulsivo).

    A Cia do Sono fabrica TRAVESSEIROS COM MAGNETOS e INFRAVERMELHO LONGO, certificados com IS09001 e com recomendação da Soc. Bras. Reabilitação Traumatológica e Ortopédica.

    Atualmente, centenas de pessoas são nossos clientes, que utilizam os Travesseiros Viscoelásticos ou Multicamadas, com magnetos e infravermelho longo, Colchões Cia do Sono ou algum outro produto da empresa.

    Um dos depoimento mais evidente dos benefícios é dado pelo Sr. Alberto Amaral, representante comercial de São Paulo. Segundo Alberto, o uso do Travesseiro Viscoelástico da Cia do Sono acabou com sua INSÔNIA, que durava muitos anos e lhe tirava boa parte da disposição diária que agora retomou!

    Quanto vale uma noite bem dormida?

  5. Durma Melhor disse:

    Complementando o post, sugiro a leitura do artigo “Why You Need It and How to Get More of It”, traduzido para o português em:

    http://www.durmamelhor.com/2010/03/20-dicas-incriveis-para-dormir-bem.html

    O artigo acima traz 20 dias incríveis para dormir melhor.

  6. Top Novidade » Dicas para dormir bem disse:

    […] mais Dicas de Como Dormir Bem clique aqui. Categories: saúde Tags: Comments (0) Trackbacks (0) Leave a comment […]

  7. Dicas para dormir bem – como dormir melhor | Guia do Travesseiro disse:

    […] exercícios: fazer exercícios regularmente é bom mais não é necessário ultrapassar de 20 ou 30 minutos por dia (caminhada, natação, bicicleta e etc…), ou então um […]

  8. edinalva disse:

    olha eu espero q isso me ajude porque nao e de agora mas nas semanas retrasadas sem ser a 2 e a 3 semana eu nao dormia nada chorava muito porque nao conseguia dormir ate q agora muito de mas antes eu sofria muito de insonia obrigada pelas dicas bjsssssssssss amo quem escreveu isso q deus o abençoe bjsssssssssssssssssssssssssssssssss.

  9. kawan disse:

    coloca uma dica para crianças dormirem bem ok

  10. tulio disse:

    eu fiz isso e é muito bom valeu!!!!!

  11. thais noueira santos disse:

    eu adorei a Mensagem de uma noite bem dormida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *