Dicas Para Decorar Corredor

PUBLICIDADE

Para muita gente, o corredor é apenas a passagem que nos leva de um cômodo ao outro. Na realidade, esse espaço que geralmente tende a ser esquecido por nós pode ser um dos ambientes mais charmosos de nossos lares.

Ao pensar em decoração de corredores, quadros são, provavelmente, a primeira ieia a se considerar. Porém, a diversidade de opções para dar melhorar o local é extensa. No entanto, antes de qualquer alteração no ambiente é necessário considerar alguns pontos importantes.

O primeiro deles é ressaltar que este é o espaço que deve ser decorado por último. Cuide da sala de estar e do quarto, antes de tudo. Depois, da cozinha e do banheiro. Quando o restante da casa estiver pronto, chegou a hora de pensar no corredor.

PUBLICIDADE

Comece analisando o tamanho. No caso de corredores muito pequenos e estreitos, invista na iluminação e decoração das paredes. Além dos quadros, podem-se expor fotografias de familiares e amigos ou até mesmo pôsteres de seus filmes favoritos, por exemplo. Seja qual for sua escolha, a melhor iluminação é por spots, com focos de luz voltados às imagens que você pretende destacar. O tom e cor da luz variam conforme o gosto de cada um. Vale desde luzes clarinhas e brancas até cores fortes e vibrantes, como o contraste do vermelho com amarelo.

Para não errar na escolha da iluminação adequada, recorra a um eletricista profissional ou a um decorador de interiores, conforme seu orçamento permita. Quem preferir optar no colorido poderá pintar o corredor em duas ou mais cores ou fazer sua própria arte nas paredes (grafite, colagem, ilustração…). Aqui a combinação da iluminação também varia de acordo com a proposta do morador.

Corredores muito estreitos podem parecer mais amplos graças aos espelhos. Se for sua intenção, encomende um que vá do piso ao teto, para apenas um dos lados da parede. Além de ampliar a percepção do espaço, dá um aspecto mais divertido ao ambiente.

Outras duas dicas para corredores estreitos são: revestir as paredes com folhas de madeira. Quem tiver mais verba para investir no projeto pode optar por um painel de madeira ripada. Se o alto de seu corredor permitir criar uma claraboia, aí está outra dica válida, deixe a luz entrar!

PUBLICIDADE

Corredores amplos têm ainda mais possibilidades de se tornarem espaços agradáveis e aconchegantes. Uma delas é investir em um aparador com espelho, que pode abrigar candelabros, porta-retratos e outros objetos de decoração.

Quem tiver nichos no corredor pode aproveitá-los para criar armários (para cama-mesa-banho, livros, despensa…) ou até criar um pequeno escritório, com bancada para computador e uma cadeira.

PUBLICIDADE

Em espaços realmente amplos é possível depositar pufs, almofadas ou um sofá pequeno. Mas lembre-se: esta é uma dica válida apenas para corredores realmente ‘generosos’. Afinal, é importante estar sempre atento. Senão, a ideia de inovar acaba atravancando ainda mais o espaço, prejudicando a circulação e não proporcionando o impacto inicialmente esperado pela decoração.

Por fim, para pé-direito bem alto, seja em corredores estreitos ou amplos, há ainda a possibilidade de rebaixar o teto com foro de gesso. Em apartamentos ou casas padrão, o melhor é não rebaixar nada, permitindo mais fluidez ao ambiente e evitado a sensação claustrofóbica.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.