Dicas para dar mesada ao filho

PUBLICIDADE

A mesada é uma excelente oportunidade para ensinar a criança a administrar seu próprio dinheiro e assumir responsabilidades financeiras desde pequeno. Entretanto, é preciso que os pais fiquem atentos aos gastos dos filhos e sigam algumas regras para que possam aproveitar a ocasião da maneira mais positiva possível. Saiba mais e confira algumas dicas para dar mesada ao filho.

Confira dicas de como definir o valor da mesada dos filhos.

A mesada é uma oportunidade dos pais ensinarem o bom uso do dinheiro aos filhos. (Foto: divulgação)

Deixe a criança cuidar de suas próprias necessidades

Antes dos pais pagarem a mesada é preciso que a família entre em acordo e deixe claro para os filhos quais necessidades estarão sob suas responsabilidades. Por exemplo, para determinada família o gasto com roupas pode ser incluída na lista de deveres dos pais, enquanto que, em outras situações, seria incluído apenas o gasto com roupa escolar.

PUBLICIDADE

Não exagere na mesada

O ideal é que a mesada não seja muito grande. O mais recomendado é adotar um valor baseado no orçamento doméstico, de forma que a criança não tenha o suficiente para comprar o que bem desejar, mas seja estimulada a fazer um uso racional do dinheiro e entender que é preciso ter disciplina para conquistar bens materiais.

O valor da mesada e a idade da criança

Conforme a criança cresce, passa a precisar de mais dinheiro, o que é completamente natural. Muitos pais podem acabar caindo na tentação de dar, à criança mais velha, uma mesada correspondente ao que ela seria capaz de ganhar em um trabalho integral. Entretanto, esse é um ato falho, pois impede o desenvolvimento da capacidade para ganhar dinheiro.

A criança deve aprender a economizar o dinheiro e gastar com responsabilidade. (Foto: divulgação)

Por exemplo, se uma criança de 7 anos ganha R$ 20,00 por mês, é compreensível que seu irmão mais velho, de 15 anos, ganhe R$ 40,00. Contudo, muito provavelmente o dinheiro do mais novo renderá mais do que o do mais velho, que deve ser estimulado pelos pais a ganhar o necessário para complementar sua renda por conta própria.

Incentive a fazer uma poupança

Independente do valor da mesada ou da idade da criança, os pais devem estimulá-la a guardar uma parte do que ganha no banco. Além de poder instruir sobre o poupar o dinheiro, essa medida também faz com que as crianças assumam a responsabilidade de comprar algumas das coisas que querem e que são dispensáveis, como videogames e outros brinquedos.

Saiba mais sobre as utilidades da conta poupança.

Mostre a importância da caridade

Uma família saudável e que preza pelo bem estar do próximo não deve deixar de ensinar a caridade à criança. Essa medida é capaz de fazer com que os pequeninos se sintam bem ao ajudar os mais necessitados, resultando em um impacto extremamente positivo em suas vidas e numa visão completamente diferente sobre o bom uso do dinheiro.

PUBLICIDADE
Ensinar a solidariedade desde cedo é muito importante. (Foto: divulgação)

Dar mesada ao filho pode ser uma ótima oportunidade para ensinar sobre o uso racional do dinheiro, contribuindo para que se tornem adultos independentes, mais responsáveis e até mesmo que assumam compromissos sociais.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.