Menu

Bem Estar

Atualizado em 11 de janeiro de 2012, às 16:35 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Dicas para dar banhos em cães

Para manter seu cão sempre limpo e cheiroso sem gastar muito, experimente você mesmo dar banho nele. Pode ser algo muito divertido.

De certo gostamos dos nossos animais limpinhos e cheirosos, mas como fazer quando a situação financeira não esta mais colaborando? O jeito é deixar o pet shop um pouco de lado e dar banho em seu cão em casa mesmo. Para isto, é necessário associar o tamanho do animal, ao espaço que teremos para isto. E lembre-se que eles também sentem frio e possuem a pele muito fina. Por isso, muito cuidado com água gelada e água muito quente.

374760 banho cachorro Dicas para dar banhos em cães Banho em cachorro de pequeno porte (Foto Divulgação)

E não se esqueça que alguns animais podem ser alérgicos a determinados tipos de produtos para a pele, por isto, verifique o mais indicado para o seu animal, deixando de lado sempre os cosméticos humanos. Para  dar banho em cães de pequeno porte, é possível dar o banho no seu próprio banheiro, tomando os devidos cuidados de higiene após terminar. Coloque algodão nas orelhas para que não corra o risco de cair água e você não notar, isto pode causar uma infecção sem que você perceba e este não é o objetivo. Deixe a água morna e aplique o shampoo ideal. Esfregue-o com bastante carinho, afinal, ele é um pequenino ser que assim como nós, gosta de carinho e se ele não está acostumado, tenha paciência, isto é novo para ele. Após esfregar e enxaguar, utilize um condicionador também especial para cães no caso de pelagem longa, isto facilitará na hora de secar com o secador.

374760 cachorro grande1 Dicas para dar banhos em cães Cachorro pequeno porte e cachorro grande porte (Foto Divulgação)

Para secar, lembre-se que se para nós, quando o calor esta muito perto nos queima, imagine para eles. Tente manter uma distância adequada para secar os pelos sem machucar o animal. Caso seja necessário, peça ajuda de uma pessoa que também tenha paciência para que enquanto um penteia e seca, o outro segura. Isto facilitará todo o processo de lavagem de seu animal sem deixá-lo muito estressado. E você também verá que com o tempo, isto não tomará muito o seu tempo. Se preferir, utilize gravatinhas, colares e adesivos para enfeitar o seu amigo(a). Em alguns pet shops também é possível encontrar perfumes especiais para cachorros, procure um que agrade.

374760 cachorro grande porte Dicas para dar banhos em cães Cachorro de grande porte brincando (Foto Divulgação)

Para dar banho em cães de grande porte,  a coisa fica um pouco mais complicada. Para dar banho em casa, poucos possuem mangueira de água quente, então, escolha um dia quente e torne tudo uma brincadeira. Assim irá refrescar você e o seu companheiro. Utilize os produtos indicados e faça o mesmo processo. Para secar os grandes com o secador, fica um pouco mais difícil, tanto para segurá-los, quanto para ficar penteando e com o secador ao mesmo tempo. Então aproveite, pegue a bolinha preferida dele (a) e brinque em quanto o sol brilha. Você verá que logo ele ficará seco, limpinho, cheiroso, e você não terá gasto quase nada.  Na dúvida de qual produto utilizar, consulte um veterinário sempre.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.