Carnaval

Dicas para criar máscara de Carnaval

Por Isah

O Carnaval é um período marcado pela alegria e descontração. Para aproveitar ao máximo a folia, as pessoas costumam participar de blocos carnavalescos, cantando e dançando muito ao som dos trio-elétricos. Alguns foliões não usam apenas o abadá, mas apostam em algum acessório diferenciado para pular Carnaval.

Quem não quer comprar pode criar uma máscara de Carnaval exclusiva. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Máscaras de Carnaval 2013 – modelos

Máscaras de Carnaval: dicas

As máscaras são itens perfeitos para compor uma fantasia de Carnaval. Elas são capazes de resgatar o charme e a elegância do Carnaval de Veneza, mas também exploram a criatividade do povo brasileiro através dos seus modelos. Existem vários tipos de máscaras nas lojas, que se distinguem quanto a cor, formato, material e detalhes do acabamento.

Enquanto as máscaras de Veneza são brancas e valorizam o formato do rosto humano, as brasileiras apostam em diferentes designs para cativar o público. O acessório pode se inspirar em diferentes personagens, como heróis, monstros, palhaços, princesas e até mesmo algumas figuras características do Carnaval, como é o caso do Pierrot ou da Colombina. As máscaras inspiradas em personalidades também fazem sucesso de venda, como é o caso da versão com o rosto de Joaquim Barbosa.

A máscara não serve apenas para colorir o bloco e chamar atenção. Como ela oculta a verdadeira identidade do indivíduo, ela oferece mais privacidade para aproveitar ao máximo os dias de Carnaval. O acessório pode ser um verdadeiro aliado para os foliões que sentem vergonha de dançar, pular e cantar no meio da multidão.

Como criar máscara de Carnaval?

Além de comprar uma máscara de Carnaval pronta, existe a possibilidade de criar uma peça exclusiva e personalizada em casa. Veja a seguir duas sugestões:

Máscara de Carnaval com gesso

Máscara de Carnaval com gesso. (Foto:Divulgação)

Materiais: gazes engessadas, tubo de vaselina branca, algodão, tesoura, bacia com água morna e lixa fina.

Passo a passo

1. A pessoa que servirá de ‘molde’ para a máscara deve proteger o cabelo com uma touca;

2. Passe vaselina no rosto para evitar que a máscara fique grudada;

3. Corte as gazes engessadas em pedacinhos e preencha uma primeira camada sobre o rosto;

4. Use um pincel para ir molhando a gaze até formar a máscara. Na hora de modelar, é importante deixar áreas vazadas para olhos e nariz. Alise bem a peça para o acabamento ficar perfeito;

5. Deixe a máscara no rosto por cinco minutos e em seguida remova antes que seque;

6. Depois que a máscara de gesso estiver seca, é necessário lixá-la e fazer um acabamento. A peça pode ser finalizada com biscuit, plástica automotiva ou papel machê.

Máscara de Carnaval com EVA

Máscara de Carnaval com EVA. (Foto:Divulgação)

Materiais: Folha sulfite, EVA, estilete, tesoura, cola branca, lantejoulas, fitas, paetês, elástico roliço preto, tinta relevo e cola ente.

Passo a passo

1. Escolha um dos moldes de máscara de carnaval para imprimir. Depois recorte e passe para a placa de EVA;

2. Use a tesoura para recortar a peça, tomando cuidado para não criar um efeito picotado. Em seguida, abra os buracos dos olhos com um estilete;

3. Passe cola na máscara de EVA e aplique lantejoulas. Use a criatividade para enfeitar com outros materiais como paetês e fitas;

4. Coloque o elástico com cola quente, para que ele não corra o risco de rasgar a máscara.

Recomendado para você
Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *