Menu

Saúde

Atualizado em 20 de julho de 2012, às 9:06 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Dicas para conservar os alimentos

A conservação de alimentos faz parte da nossa vida há tempos. Conheça algumas dicas de como ter um melhor resultado.
489191 Os microorganismo é uma realidade por isso é preciso ter cuidaods na hora de armazena os alimentos. Dicas para conservar os alimentosOs micro-organismo estão em todos os locais, por isso é preciso ter cuidado.(Foto: Divulgação)

Há tempos que a conservação de alimentos vem sendo praticada pelo homem. Isso se deve à alta necessidade de sobrevivência humana. Com o avanço dos processos químicos e biológicos, essa ação tornou-se mais fácil em nosso meio. Porém, ainda existem alguns erros comumente praticados pela população na hora de armazenar os alimentos. Conheça abaixo algumas dicas para conservar os alimentos.

Confira dicas incríveis de como conservar os alimentos sem energia elétrica.

Relembrando o início da história da conservação

O conhecimento científico dos processos químicos e biológicos TSE iniciou com Louis Pasteur. Ele foi o primeiro a descobrir a existência de micro-organismos. A partir dessa constatação, décadas se passaram e o progreço acompanhou o avanço do tempo. Atualmente, muito se sabe sobre os métodos de conservação, em especial, que os micro-organismo responsáveis pela deterioração dos alimentos devem ser devidamente controlados durante o processo de conservação.

Objetivo da conservação

O objetivo de se realizar a conservação de alimento é óbvio. A partir da sua realização, é possível aumentar o tempo de durabilidade dos alimentos, sem perder a qualidade. Mesmo parecendo ser uma técnica relativamente simples, a conservação vem sendo aperfeiçoada até os dias atuais.

489191 A refrigeração é um dos tipos de conservação de alimentos. Dicas para conservar os alimentosA refrigeração é um dos tipos de conservação de alimentos.(Foto: Divulgação)

Conheça alguns tipos de conservação de alimentos e suas dicas

  • Conservação pelo calor

É baseado no emprego de temperaturas acima do valor máximo suportado pelos germes. Isso impede que os micro-organismos se multipliquem e realizem o processo de putrefação alimentar.  Alguns exemplos desse tipo de conservação são a pasteurização e a esterilização.

  • Conservação pelo frio

O objetivo é o mesmo anteriormente descrito, o de retardar ou bloquear o crescimento dos micro-organismos. Como exemplos desse tipo de conservação, temos a refrigeração e o congelamento, comumente praticados pela população.

  • Conservação pelo controle da umidade

Esse tipo de conservação retira a água do alimento, o que dificulta a ação dos micro-organismos. Alguns exemplos são a desidratação e a secagem natural.

  • Conservação pela adição de solutos

É a forma mais antiga de conservação e consiste em adicionar sal ou açúcar nos alimentos para reter água.

  • Conservação por defumação

Nesse tipo de conservação, é adicionado fumaça ao alimento e é comumente aplicada em carnes e derivados.

  • Conservação por fermentação

Ela utiliza o crescimento controlado dos micro-organismos devidamente selecionados. Eles são capazes de modificar a textura, o sabor, o aroma e, até mesmo a qualidade nutricional dos alimentos. Alguns exemplos são a fermentação láctica e a alcoólica.

A limpeza do ambiente é essencial na conservação

Independente da forma de conservação utilizada para os alimentos, é de extrema importância que exista uma higiene adequada do local em que eles serão armazenados. Assim, as dependências onde guardam alimentos, sendo elas refrigeradas ou não, devem ser limpas constantemente. Além disso, todos os alimentos devem estar devidamente tampados e é fundamental que se despreze os alimentos vencidos.

Uma boa dica na hora da limpeza é utilizar um pano úmido em detergente ou álcool e, em seguida, um pano seco. Isso porque locais úmidos podem ser propícios à proliferação de micro-organismos.

 Dicas para conservar os alimentosAprenda a conservar os alimentos e mantenha-os com qualidade e sabor.(Foto: Divulgação)

Saiba como evitar a contaminação dos alimentos.

A conservação de alimentos faz parte da nossa realidade há tempos. Após conhecer alguns exemplos comuns de nossa rotina e saber o que fazer para ter um melhor resultado, basta ficar atenta à validade dos alimentos e manter uma higiene adequada. Com certeza, sua saúde agradecerá o cuidado!

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.