Menu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Dicas para conservar alimentos corretamente

Confira algumas dicas para conservar e comprar alimentos de modo correto.
 

A saúde depende, e muito, dos alimentos consumidos. Comer adequadamente é o segredo para ter uma vida mais saudável e até contribui com a aparência, já que a pele e até os cabelos ficam mais bonitos quando não se descuida da alimentação. Para isso, além de escolher melhor quais mantimentos irá consumir, é preciso também se atentar a conservação correta dos alimentos, já que existem diversas fontes de contaminação que devem ser afastadas para evitar intoxicações causadas por alimentos.

Escolha bem suas frutas e legumes (Foto: divulgação)

Como conservar alimentos

Para conservar alimentos corretamente, algumas regras já podem ser seguidas desde a compra. As latas, por exemplo, não podem estar enferrujadas, estufadas ou com algum tipo de amassado. Já as frutas não podem estar amarrotadas ou com marcas de insetos. As verduras, por sua vez, devem estar macias e se forem da época, melhor ainda. Carnes vermelhas devem estar com cor característica, caso esteja esverdeada, não compre. O frango e outras aves não podem estar com coágulos nem manchas e o peixe deve estar fresco, com cheiro normal. A data de validade também deve ser observada na hora da compra.

 

Atente-se ao prazo de validade dos produtos (Foto: divulgação)

Dicas para conservar alimentos corretamente

Quando chegar a casa com as compras, siga algumas dicas para conservar alimentos corretamente. Se começar a usar um produto, passe-o para um recipiente limpo e etiquete-o com a data de validade e nome. Na geladeira, a temperatura dos alimentos deve ser de 6°C e no congelador menor que -18°C.  Lembre-se de colocar os alimentos que vão vencer primeiro ou que estão há mais tempo na geladeira na frente, para consumi-los antes dos novos.

Com estas dicas você garante uma alimentação mais saudável (Foto: divulgação)

Para fazer a conservação correta dos alimentos na geladeira basta observar algumas dicas como deixar na parte de cima do refrigerador os pratos cozidos ou que já podem ser consumidos. Nesse local guarde também o leite, os frios e iogurtes. Os pratos pré-prontos e as frutas podem ser refrigerados nas prateleiras do meio. As verduras e legumes devem ficar na gaveta de baixo ou na última prateleira e as carnes no congelador.

Veja também: Saiba a forma certa de guardar alimentos na geladeira

Contaminação de alimentos: como evitar

 

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL