Menu

Decoração

Atualizado em 30 de maio de 2012, às 8:14 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Dicas para arrumar a mesa de centro

Aprenda como decorar a mesa de centro usando adornos, flores ou objetos que reflitam a sua personalidade.
455722 Dicas para arrumar a mesa de centro 2 Dicas para arrumar a mesa de centroAo escolher os enfeites adequados para a mesa de centro, ela adquire personalidade.

Por mais que sejam deixadas em segundo plano, as mesas de centro são importantes para decorar a sala de estar. Estas peças ajudam a criar uma atmosfera mais receptiva na área social da casa, além de contribuir com o conforto dos moradores e visitantes.

A mesa de centro funciona como uma espécie de apoio na hora de receber, além de servir como suporte para os elementos que embelezam e personalizam a decoração. Para que este móvel complementar consiga cumprir com a sua função, é importante saber quais os aspectos levar em consideração na hora de escolhê-lo.

Para conseguir acertar na sua mesa de centro, vale a pena avaliar as melhores combinações com os demais elementos, como sofá, poltronas, rack ou estante. Neste primeiro momento o morador precisa identificar qual o estilo da decoração predominante para conseguir encontrar a mesa de centro com o melhor design, ou seja, com uma estética que seja harmônica e equilibrada.

Não basta apenas a mesa de centro ser bonita e combinar com o restante da decoração da sala, ela também precisa ser uma peça funcional. Para conseguir os melhores resultados, o morador deve escolher uma peça com tamanho proporcional ao espaço para não prejudicar a circulação dentro do cômodo.

Veja também: Mesa de centro – como escolher

Como enfeitar mesa de centro?

455722 Dicas para arrumar a mesa de centro 1 Dicas para arrumar a mesa de centroExperimente fazer uma composição com enfeites diferentes, mas sem exagero.

Cada mesa de centro é capaz de influenciar na identidade do ambiente decorado. O modelo de madeira, por exemplo, favorece um clima aconchegante, enquanto a versão espelhada deixa a sala com um visual mais contemporâneo. Esta proposta de imprimir conceitos também pode ser reforçada com os enfeites que são usados em cada mesa de centro.

Na hora de escolher os elementos que vão decorar a mesa de centro, é importante ter em mente que o móvel não pode se transformar numa vitrine de objetos, por isso não exagere na quantidade de itens. O item que vai deixar a mesa de centro bonita e personalizada deve aparecer como um detalhe e não roubar toda atenção na sala.

A mesa de centro pode servir para expor arranjos de flores, adornos e até mesmo livros. Além de trabalhar com um único item na decoração, o morador tem liberdade para agrupar peças diferentes sobre a mesinha, como os objetos de prata, cristal e porcelana. Por mais que a composição valorize a diversidade, os enfeites podem preservar algo em comum.

455722 Dicas para arrumar a mesa de centro Dicas para arrumar a mesa de centroOs enfeites da mesa de centro devem reforçar a decoração da sala.

Outra sugestão para decorar a mesa de centro é valorizar a estética do tampo da mesa, ou seja, se ele é quente ou frio. Por exemplo, a superfície de madeira pede algo contrastante, como os enfeites de cristais. Já a mesa com tampo de vidro, que possui uma aparência mais fria, combina com itens de porcelana e cerâmica.

Caso o morador queira fazer uma composição diferente e personalizada, ele pode usar pequenos artefatos capazes de revelar as suas preferências sobre arte, música e literatura. Quanto às limitações, é recomendado evitar os adornos altos para não prejudicar o campo de visão na sala.

Saiba mais: Mesa de centro – modelos, como combinar