Menu
Você está em: MundoDasTribos > Dicas para aproveitar a internet sem fio gratuita

Disponíveis em vários locais públicos, as redes Wi-Fi gratuitas são uma boa alternativa ao 3G, que costuma apresentar instabilidade e lentidão.
Por Andre -

A rede 3G nem sempre é a melhor escolha para acessar a internet a partir dos dispositivos móveis (smartphones, tablets, notebooks e ultrabooks), pois muitas vezes tem sinal instável, ficando indisponível em diversas ocasiões, e rotineiramente apresenta lentidão.

Acessar a internet sem fio gratuita é possível em diversos locais públicos (Foto: Divulgação)

Nesse caso, a solução está em recorrer a uma conexão sem fio gratuita, oferecida nas dependências de diversos estabelecimentos comerciais (cafeterias, lanchonetes, livrarias, etc), em aeroportos, rodoviárias, praças e parques, entre outros locais públicos.

Para aproveitar a internet sem fio gratuita e acessar e-mails, redes sociais, sites de notícias e diversos outros serviços online, é necessário seguir algumas dicas e tomar certos cuidados, uma vez que todo o tráfego da rede pode estar sendo monitorado.

Como aproveitar a internet sem fio gratuita

Aplicativos como o Free Zone ajudam a localizar redes sem fio gratuitas nas proximidades (Foto: Divulgação)

De maneira geral, em todos os locais onde há sinal Wi-Fi gratuito, existem placas informando sobre o serviço, trazendo também a senha para acesso e o nome da rede. Tendo isso em vista, basta colocar o seu dispositivo para encontrar as redes sem fio com sinal nas proximidades e se conectar.

Em alguns casos, por medida de segurança, pode ser necessário preencher um cadastro online, exigido pelo administrador da rede, para liberar o acesso. Porém, caso seja pedido o número do seu cartão de crédito no formulário, isso indica que o serviço não é gratuito.

Se você tiver dificuldades para encontrar o sinal da rede sem fio gratuita, alguns aplicativos e sites podem lhe ajudar a identificá-las, como o Free Zone, Mandic Magic, Mapa Wi-Fi e Brasil Free Wi-Fi.

Outras dicas para usar a internet sem fio gratuita

Ao usar as redes Wi-Fi públicas, é preciso ter cuidados com a segurança dos dados (Foto: Divulgação)

Entre as dicas para aproveitar a internet sem fio gratuita, uma das mais importantes diz respeito à segurança. Ao usar uma rede Wi-Fi pública, evite fazer compras online e acessar o internet banking, pois os seus dados podem ser capturados por cibercriminosos que estejam monitorando as conexões.

Não se esqueça de conferir a veracidade dos endereços das páginas que está acessando e se alguns sites (webmails e redes sociais, por exemplo) têm o endereço iniciando-se com a sigla “https://”, que indica uma proteção a mais. Usar firewalls e aplicativos que criptografam os dados transmitidos também é uma boa ideia.

Geralmente, os locais onde há sinal gratuito de internet sem fio são sinalizados (Foto: Divulgação)

Além disso, tome cuidado para não usar, sem autorização, conexões domésticas que estejam em seu raio de alcance e que possuam o sinal aberto (sem proteção por senha), pois isso passou a ser considerado crime.


RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL