Menu

Serviços

Atualizado em 28 de maio de 2011, às 11:00 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Dicas para aprender a nadar

Nadar 1 300x225 Dicas para aprender a nadar

A natação é um esporte completo, que age em diversos músculos, e até fortalecê-los. Então muitas pessoas não sabem nadar e até se interessa por aprender, porém pensam nas dificuldades que podem aparecer. Vamos então ajudar dando algumas dicas para aprender a nada.

Primeiro lugar precisa de uma piscina ou um tanque de profundidade média, mais ou menos na altura do umbigo, alguém para lhe acompanhar caso você se perca e comece a se afogar no raso, pois devemos lembrar que está em fase de aprendizado. O início de qualquer atividade deve começar com um aquecimento para ativar a circulação sanguínea e também a respiração, pois será necessário para a ativação dos músculos.

Após o aquecimento vem o alongamento, onde você deve esticar até o limite que suporta e segurar por mais ou menos 3 a 5 segundos, retornando depois ao relaxamento. Existem diversos exercícios para a realização tanto o aquecimento como o alongamento, aí fica a critério de cada um, e não pode esquecer-se de aquecer e alongar após o término dos treinos.

Bem vamos agora começar a parte das dicas para aprender a nadar pratica do nado simples, primeiro entre na água e fique de frente a uma borda a qual você possa segurar firme enquanto estende o tronco e começa a bater os pés, com o movimento de trocar as pernas, lembrando de manter a cintura e os joelhos retos, não dobrar. Depois de treinar bastante esta parte então comece erguer a cabeça para puxar o ar e depois baixar para ir soltando devagar e sem pressa o fôlego.

Nadar 2 300x175 Dicas para aprender a nadar

Feito esta primeira parte, ainda no raso, você deve sair da borda e olhar para onde for nadar, esticar o braço e sair ‘mergulhando’ impulsionado pelo movimento de pernas, e verifique que para onde apontar as mãos para lá irá o corpo. Depois direcione as mãos para cima, quando chegar você deve trazer uma das mãos para o peito empurrando a água para ganhar impulso, enquanto a outra ‘aponta’ o caminho, para trocar você ergue a mão que está na altura do peito lateralmente e estica na direção do nado, bem assim você já está iniciando seu nado.

O nado é bastante útil na nossa vida cotidiana, pois podem surgir momentos os quais necessitem dessa habilidade, é importante que o iniciante teste seus fôlego, pois é algo que está interligado com a natação, comece com treinos leves, nada de tentar superar seus limites, vá aos poucos, que a evolução vem normalmente.

Aprender a nadar é também útil para a vida, pois, como se sabe, nunca se tem noção de quais situações adversas iremos enfrentar em alto mar não é mesmo? E muita gente conseguiu fugir de um afogamento por ter aprendido noções de como nadar bem. Então se dedique a esta prática e aprenda a nadar com toda a segurança de que precisa. No mais é só dar umas boas braçadas seja na piscina ou em alto-mar.

 Dicas para aprender a nadar

 

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.