Menu

Carros

Atualizado em 23 de janeiro de 2013, às 9:29 por Editorial MDT
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Dicas para aprender a dirigir

Você está começando a aprender a dirigir agora? Conheça algumas dicas para que esse aprendizado se torne mais rápido.

Na teoria, dirigir parece fácil, mas quando chega a hora de sair das aulas e partir para a prática de direção nas ruas, muitos alunos de autoescolas simplesmente não conseguem se concentrar o suficiente para realizar as manobras da maneira correta. Saiba aqui algumas dicas para aprender a dirigir e não deixe que o medo tome conta de você.

568731 Dicas para aprender a dirigir 1 Dicas para aprender a dirigirO medo de dirigir é uma grande barreira para muitas pessoas (Foto: divulgação)

Leia também: Dicas para dirigir na estrada.

Aprendendo a dirigir: cuidados a serem tomados

Em primeiro lugar, saiba que nada substitui os ensinamentos passados por uma autoescola devidamente autorizada, que oferece primeiramente as aulas teóricas, para só depois enviar seus alunos para a parte prática nas ruas. Portanto, não se aventure a pegar um carro e sair sozinho para praticar o que você estiver aprendendo na autoescola, antes de ter em mãos sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Confira logo abaixo outros cuidados a serem tomados ao dirigir e algumas dicas para aprender a dirigir:

568731 Dicas para aprender a dirigir 2 Dicas para aprender a dirigirO conhecimento passado pelas autoescolas é indispensável à formação dos bons motoristas (Foto: divulgação)

Veja também: As piores cidades do mundo para dirigir.

Dicas para aprender a dirigir

  • No trânsito, os pedestres, bicicletas e motocicletas têm preferência em relação aos carros, o que significa que você deve sempre respeitá-los em seus trajetos e tomar muito cuidado com eles, pois uma pancada qualquer pode ser fatal;
  • Antes de ligar o carro e começar a dirigi-lo, coloque o cinto de segurança e ajuste os espelhos retrovisores laterais e do interior do carro, de modo que você consiga visualizar completamente o que está atrás do seu veículo;
  • Posicione o pé esquerdo na embreagem e o direito no freio enquanto a chave dá a partida na ignição do carro, com a marcha dele em ponto-morto. Já ligado o carro, mude para a primeira marcha, tire o pé direito do freio e coloque-o no acelerador, pisando devagar nele enquanto, também de modo devagar, o pé esquerdo vai diminuindo a pressão sobre a embreagem, a fim de que o carro comece a rodar. Mantenha as duas mãos sempre sobre o volante, exceto quando você for trocar de marcha com a mão direita;
  • Toda vez que você for frear, pise na embreagem antes de começar a pisar levemente no freio. Uma pisada mais forte, mais brusca, pode ocasionar um acidente. Por isso é tão importante manter-se dentro do limite de velocidade máximo permitido em determinada via;
  • Fique o tempo todo atento às sinalizações horizontais (marcadas no chão) e verticais (presentes em postes e placas) das vias públicas. Também não deixe nunca de sinalizar, para os outros condutores de veículos e os pedestres, quando você for fazer uma conversão à esquerda ou à direita, alguns metros antes de realizá-la.

    568731 Dicas para aprender a dirigir 3 Dicas para aprender a dirigirRespeite a sinalização das vias públicas e não deixe de sinalizar quando for virar à esquerda ou à direita (Foto: divulgação)