Menu

Saúde

por Isah
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Dicas para aliviar dores nas costas

A dor nas costas está incomodando? Então veja como aliviar o problema com 4 medidas simples.
Por Isah -

Você está sofrendo com dores nas costas? Então saiba que algumas dicas simples podem ser colocadas em prática para aliviar esse incômodo sintoma. Leia a matéria e descubra o que fazer.

Com medidas simples você consegue aliviar as dores nas costas. (Foto Ilustrativa)

Com medidas simples você consegue aliviar as dores nas costas. (Foto Ilustrativa)

Praticamente todas as pessoas já sofreram com episódios de dores nas costas, pelo menos uma vez na vida. Esse sintoma pode se manifestar de forma leve ou intensa, além do que pode ser passageiro ou persistente.

A dor nas costas normalmente tem a sua origem na coluna, nos músculos ou nos nervos. Ela pode ser desencadeada por má postura, exercícios praticados de forma errada e estresse. Esse sintoma também pode sinalizar problemas de saúde mais sérios, como é o caso do cálculo renal, dor intensa no cóccix, hérnia de disco, da artrose e até mesmo do infarto do miocárdio.

Dicas para aliviar dores nas costas

Separamos algumas dicas que ajudam a acabar com as dores nas costas. Veja:

1 – Faça repouso

A melhor forma de aliviar as dores nas costas é fazendo repouso. Deite no chão ou em um colchão duro por pelo menos meia hora por dia. Quando fizer isso, evite realizar movimentos bruscos e procure relaxar toda a região da coluna.

É muito importante fazer repouso. (Foto Ilustrativa)

É muito importante fazer repouso. (Foto Ilustrativa)

2 – Aplique compressas mornas

Experimente preparar uma compressa morna, usando água e essência de alecrim. Aplique sobre a região dolorida e deixe agir por 20 minutos. Se a dor não melhorar na hora, repita o processo diariamente durante uma semana.

3 – Faça exercícios estratégicos

Os exercícios físicos contra dores nas costas podem ser de grande ajuda para acabar de vez com o problema. Em apenas 10 minutos você consegue executar a série e trabalhar toda a musculatura da coluna.

Inicie a série deitando-se de barriga para cima sobre um colchonete e estendendo os membros. Coloque a palma das mãos voltadas para cima e deixe a lombar bem apoiada na superfície. Permaneça nessa posição por 5 minutos. Aumente a curvatura da lombar, movimentando o quadril para cima. Enquanto estiver na postura, inspire e expire profundamente, trabalhando a respiração.

Alguns exercícios fazem bem para as costas. (Foto Ilustrativa)

Alguns exercícios fazem bem para as costas. (Foto Ilustrativa)

4 – Participe de aulas de yoga

A dor nas costas é algo recorrente na sua vida? Então nada melhor do que reservar um ou dois dias da semana para praticar yoga. Essa atividade tem vários asanas que trabalham a musculatura da coluna e lombar. Entre as posturas mais indicadas, estão: postura do gato, da palmeira, da meia ponte e do caramujo.

Além de seguir as dicas para minimizar as dores nas costas, também é importante adotar medidas de prevenção. Evite carregar objetos pesados, mantenha a postura adequada do corpo na hora de trabalhar, não abuse do salto alto e faça alongamentos.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL