Menu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Dicas para aliviar dor de estômago

Dores de estômago: existem soluções que podem ser rápidas e hábitos que podem ser mudados pera evitar esse tipo de transtorno. Confira!
Por Redacao -

São muito comuns as dores ou desconfortos no estômago perturbarem depois de uma refeição exagerada ou por alguma complicação como a gastrite. Seja como for, existem soluções que podem ser rápidas e hábitos que podem ser mudados pera evitar esse tipo de transtorno. Confira!

Muitos fatores podem levar ao desconforto estomacal (Foto: Divulgação)

Dores de Estômago: causas

Uma alimentação desregrada, sem controle e horários determinados são capazes de fazer um verdadeiro estrago no estômago resultando em azia, queimação, dor e até gastrite ou úlceras.

Alimentar-se depois de muito tempo sem comer também pode fazer tão mal quando alimentar-se em excesso. O sulco gástrico pode causar lesões no estômago após muito tempo sem alimento algum. Comer rápido demais resulta em dores, porque ar é engolido junto com o alimento ocupando espaço no estômago e fazendo com que ele doa. Coma devagar, aprecie o alimento e mastigue com a boca fechada.

É necessário que sejam feitas seis refeições diárias (café da manhã, colação, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia) com alimentos saudáveis e em pouca quantidade. Dessa forma, o estômago não fica vazio por muito tempo e também não é ‘agredido’ pelos alimentos errados.

Alguns alimentos devem ser evitados (Foto:Divulgação)

Evite: Bebidas alcoólicas, refrigerantes, água com gás, sucos artificiais, embutidos, queijos amarelos, frituras, salgadinhos, bacon, receitas que utilizem banha, creme de leite, maionese e leite de coco. Chocolate, chantilly, bolos e bolacha recheada. Temperos industrializados, pimenta, mostarda em grão, vinagre e canela.

Receitas Caseiras

Para mal estar e desconforto no estômago, algumas receitas caseiras podem ajudar. Veja!

Receita I

Você vai precisar de:

2 limões

Modo de preparo

1- Corte dois limões ao meio.

2- Coloque-os para ferver com duas xícaras (chá) de água durante 20 minutos aproximadamente.

3- Retire do fogo e retire os limões da água. Sirva essa água em uma xícara.

4- Quando esfriar beba.

Receita II

Você vai precisar de:

1 xícara de água

1 colher de sobremesa de folhas de hortelã picadas

Modo de preparo

Ferva a água e, após desligar o fogo, coloque as folhas de hortelã. Deixe abafado por dez minutos e então coe. Tome o chá de hortelã três vezes ao dia, logo após as refeições.

Mudança de hábitos são determinantes para evitar dores de estômago (Foto: Divulgação)

Caso as dores persistam, procure um médico e tenha em mente que as mudanças nos hábitos alimentares podem ser determinantes. Praticar exercícios, evitar frituras e beber bastante água são passos importantes na busca pelo alívio estomacal e da qualidade de vida. Mude!


RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL