Menu

Saúde

Atualizado em 23 de janeiro de 2012, às 12:00 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Dicas para aliviar dor de estômago

Dores de estômago: existem soluções que podem ser rápidas e hábitos que podem ser mudados pera evitar esse tipo de transtorno. Confira!

São muito comuns as dores ou desconfortos no estômago perturbarem depois de uma refeição exagerada ou por alguma complicação como a gastrite. Seja como for, existem soluções que podem ser rápidas e hábitos que podem ser mudados pera evitar esse tipo de transtorno. Confira!

381433 dor de estomago Dicas para aliviar dor de estômagoMuitos fatores podem levar ao desconforto estomacal (Foto: Divulgação)

Dores de Estômago: causas

Uma alimentação desregrada, sem controle e horários determinados são capazes de fazer um verdadeiro estrago no estômago resultando em azia, queimação, dor e até gastrite ou úlceras.

Alimentar-se depois de muito tempo sem comer também pode fazer tão mal quando alimentar-se em excesso. O sulco gástrico pode causar lesões no estômago após muito tempo sem alimento algum. Comer rápido demais resulta em dores, porque ar é engolido junto com o alimento ocupando espaço no estômago e fazendo com que ele doa. Coma devagar, aprecie o alimento e mastigue com a boca fechada.

É necessário que sejam feitas seis refeições diárias (café da manhã, colação, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia) com alimentos saudáveis e em pouca quantidade. Dessa forma, o estômago não fica vazio por muito tempo e também não é ‘agredido’ pelos alimentos errados.

381433 alimentossaudaveis Dicas para aliviar dor de estômagoAlguns alimentos devem ser evitados (Foto:Divulgação)

Evite: Bebidas alcoólicas, refrigerantes, água com gás, sucos artificiais, embutidos, queijos amarelos, frituras, salgadinhos, bacon, receitas que utilizem banha, creme de leite, maionese e leite de coco. Chocolate, chantilly, bolos e bolacha recheada. Temperos industrializados, pimenta, mostarda em grão, vinagre e canela.

Receitas Caseiras

Para mal estar e desconforto no estômago, algumas receitas caseiras podem ajudar. Veja!

Receita I

Você vai precisar de:

2 limões

Modo de preparo

1- Corte dois limões ao meio.

2- Coloque-os para ferver com duas xícaras (chá) de água durante 20 minutos aproximadamente.

3- Retire do fogo e retire os limões da água. Sirva essa água em uma xícara.

4- Quando esfriar beba.

Receita II

Você vai precisar de:

1 xícara de água

1 colher de sobremesa de folhas de hortelã picadas

Modo de preparo

Ferva a água e, após desligar o fogo, coloque as folhas de hortelã. Deixe abafado por dez minutos e então coe. Tome o chá de hortelã três vezes ao dia, logo após as refeições.

381433 comer fibra excesso saude Dicas para aliviar dor de estômagoMudança de hábitos são determinantes para evitar dores de estômago (Foto: Divulgação)

Caso as dores persistam, procure um médico e tenha em mente que as mudanças nos hábitos alimentares podem ser determinantes. Praticar exercícios, evitar frituras e beber bastante água são passos importantes na busca pelo alívio estomacal e da qualidade de vida. Mude!

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.