Menu

Economia

Atualizado em 3 de junho de 2012, às 9:10 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Dicas para administrar o orçamento doméstico

Cuidar das contas da casa não é uma tarefa fácil. Veja algumas dicas para não chegar ao fim do mês “no vermelho”.

A vida, atualmente, deve ser administrada em todos os setores. Tudo muda muito rapidamente e a cada dia descobrimos necessidades novas, que antes nem passavam pelas nossas cabeças. Diariamente, dependemos de muitas coisas, dentro ou fora de casa e, como tudo nesta vida, temos de pagar por estas coisas. Os gastos são tantos, que muita gente acaba se prejudicando no fim do mês, quando percebe que o dinheiro não será suficiente para pagar as contas.

458913 Dicas para administrar o or%C3%A7amento dom%C3%A9stico.1 Dicas para administrar o orçamento domésticoO objetivo é ver o dinheiro sobrar no fim do mês

Coisas para a casa, alimentos, escola das crianças, internet, roupas, calçados, água, energia, telefone, dentista, médico…ufa! A lista parece não ter fim! E quando você pensa que está tudo certo, que o dinheiro vai dar, contadinho, um cano estoura.

Pois é. Muitas situações do dia a dia são impossíveis de serem previstas. Por isso, é necessário que alguém administre o orçamento doméstico. A casa nada mais é do que um tipo de empresa e deve ser cuidada como tal, com entrada e saída de dinheiro controladas. Isso possibilita a prevenção de certas situações negativas, o direito de ter algumas regalias de vez em quando, bem como facilita e harmoniza o convívio familiar, afinal, numa casa onde falta dinheiro, as pessoas se desesperam, desentendem-se e passam a ser agressivas, umas com as outras.

Leia mais sobre: Dicas para economizar na feira.

Dicas para controlar o orçamento familiar

 A primeira coisa em que você deve pensar diz respeito à programação mensal e anual. Para que você controle tudo que entra e sai da sua casa, uma boa dica é fazer uma planilha bem organizada. Se você está lendo este texto, provavelmente faz uso do computador com frequência. Então, monte uma planilha no Excel, para o controle de suas contas. Se não quiser fazer, pode entrar nesta página: http://www.superdownloads.com.br/download/172/no-azul-planilha-de-controle-de-gastos-domesticos/.

Nela, você poderá baixar uma planilha pronta, que já vem com instruções sobre como preenchê-la corretamente.

458913 Dicas para administrar o or%C3%A7amento dom%C3%A9stico.2 Dicas para administrar o orçamento domésticoTenha sempre sua planilha em mãos

Marque na planilha todo o dinheiro que sai de seu lar, seja por qualquer motivo. Precisou sair, comprar pães e leite? Então, ao chegar, anote o que foi gasto. Pode parecer bobagem, mas coisas como estas serão sempre consumidas numa casa. No fim do mês, você verá o quanto gasta apenas nestes itens. Então, já saberá que essa quantia você deverá guardar para pão e leite, todo mês.

Conheça mais dicas de economia: Dicas para economizar na construção.

A mesma coisa você deverá fazer com outros itens de uso constante: internet, telefone, mensalidades, etc. Da mesma forma, sempre que algum dinheiro entrar, você anota na planilha. Quando você se habituar a fazer tais contas, pela média dos meses, verá qual o valor aproximado do salário você deverá reservar para cada item. Ainda com exemplo dos pães e leite, você pode reservar o valor para eles, assim que receber o seu salário. Divida esta reserva em quatro partes e cada parte você deixa para o uso semanal. Se você abusar um pouco, perceberá que o dinheiro da semana terminará antes do dia esperado. No caso de pães e leites não se deve ser radical, mas se o abuso se deu com outro tipo de coisa, sem a qual você pode ficar sem, vale aquela frase: “Acabou, acabou”. Assim, você e a família aprendem a não esbanjar certos tipos de coisa.

458913 Dicas para administrar o or%C3%A7amento dom%C3%A9stico3 Dicas para administrar o orçamento domésticoReserve o valor mensal exato para cada item

O orçamento doméstico, assim como qualquer outro, é baseado na programação. É necessário saber seus limites e não extrapolar. Somente assim, em pouco tempo, você conseguirá juntar dinheiro e garantir ainda mais o seu futuro.

458913 Dicas para administrar o or%C3%A7amento dom%C3%A9stico.4 Dicas para administrar o orçamento domésticoAs crianças também devem aprender a economizar