Menu

Saúde

Atualizado em 3 de agosto de 2012, às 7:27
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Dicas para acelerar o metabolismo

Deixar o metabolismo mais rápido ajuda na perda de peso. Conheça dicas de atividades físicas e alimentação para acelerar o metabolismo e ter muito mais energia.

O metabolismo é a forma como nosso corpo processa as calorias que consumimos. As pessoas que possuem o metabolismo mais acelerado podem comer mais e não ganham quilinhos na balança, pois gastam mais energia. Alguns alimentos e atividades físicas contribuem para que o metabolismo trabalhe mais rápido. Pensando nisso, selecionamos dicas para acelerar o metabolismo. Confira.

497107 A pratica de exercícios físicos é uma das melhores formas de acelerar o metabolismo Dicas para acelerar o metabolismo A prática de exercícios físicos é uma das melhores formas de acelerar o metabolismo (Foto: divulgação)

Metabolismo

O metabolismo é a maneira como o nosso corpo queima as calorias que ingerimos. Normalmente, quando se é jovem, o metabolismo é mais rápido. Por isso, muitos deles comem muito e ainda continuam magros.

Com o passar dos anos, é normal o metabolismo ficar mais lento. As mulheres são as principais afetadas, pois o organismo feminino possui mais tecido gorduroso.

Esse é o maior problema, pois as células de gordura são menos queimadas que as musculares, perdendo então massa magra. Para que o organismo não fique lento, existem várias dicas relacionadas à prática de exercícios físicos e alimentação.

Veja também  como funciona a dieta do metabolismo

Dicas de exercícios que aceleram o metabolismo

1. Musculação: a musculação ajuda a aumentar a massa magra e a energia do corpo para se manter ativo. Dessa maneira o metabolismo é acelerado mantendo o corpo sempre em forma e com muita energia.

2. Caminhadas e corridas: os exercícios físicos aeróbicos são excelentes para acelerar o metabolismo. O ideal é praticá-los alternadamente, ou seja, caminha com corrida mais intensa. Existem outras modalidades aeróbicas que também podem ser muito benéficas para o organismo.

3. Exercícios vigorosos: os treinos que exigem maior aproveitamento de oxigênio permitem a queima de gordura até 14 horas depois suor do treino. O boxe e as artes marciais podem proporcionar efeito semelhante, devido a intensidade dos treinos.

497107 A musculação ajuda aumentar a massa magra e acelera o metabolismo Dicas para acelerar o metabolismo A musculação ajuda a aumentar a massa magra e acelerar o metabolismo (Foto:divulgação)

Dicas de alimentos que aceleram o metabolismo

Os alimentos conhecidos como termogênicos são capazes de aumentar a temperatura do corpo e acelerar a queima de gordura. Eles auxiliam no controle do peso e no emagrecimento. Confira alguns alimentos:

  • Pimenta vermelha: o consumo de três gramas por dia da pimenta vermelha pode acelerar o metabolismo em até 15 %;
  • Canela: possui alto teor de cálcio que auxilia no aumento do metabolismo basal;
  • Chá verde: ajuda a queimar a gordura corporal e aumentar a energia, estimulando o metabolismo;
  • Gengibre: o gengibre pode aumentar o gasto de calorias em até 10%. Ele pode ser consumido junto aos alimentos;
  • Ômega 3: pode ser encontrado em peixes como a sardinha, atum e salmão. Essa substância acelera o metabolismo e faz com o que corpo não retenha líquidos;
  • Fibras naturais:por serem indigeríveis, elas mantêm a saciedade por mais tempo, agindo no metabolismo basal. E também melhoram o trânsito intestinal.

    497107 Os alimentos conhecidos como termogênicos ajudam a acelerar o metabolismo Dicas para acelerar o metabolismo Os alimentos conhecidos como termogênicos ajudam a acelerar o metabolismo (Foto: divulgação)

Saiba também sobre o que são as cápsulas termogênicas 

O metabolismo é a forma que nosso organismo queima as gorduras que ingerimos. Como o passar dos anos é comum ele ficar mais lento e para acelerá-lo novamente o ideal é praticar exercícios físicos e consumir alimentos termogênicos. Dessa forma, é possível ter um metabolismo mais acelerado e com muito mais energia.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.