Menu

Compras

Atualizado em 30 de janeiro de 2012, às 11:15 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Dicas de varas de pesca, modelos, como escolher

Aproveite as dicas para escolher o modelo de vara de pescar ideal e tenha bons momentos de lazer com o seu equipamento.
385478 Dicas de varas de pesca modelos como escolher Dicas de varas de pesca, modelos, como escolher As varas de pesca variam quanto ao tamanho, resistência, leveza e ação.

A vara de pesca é um instrumento que permite bons momentos de lazer, mas é necessário saber como escolher o modelo ideal. Há diversas possibilidades nas lojas especializadas, que se distinguem quanto ao design, tamanho, funções, material e outras características.

A pesca esportiva tem se tornado uma atividade bastante comum entre os brasileiros que procuram diversão. Alguns levam tão a sério a modalidade que participam de campeonatos para constatar quem o melhor desempenho. Quem não disputa torneios encontra na pescaria uma ótima opção de entretenimento para os finais de semana e feriados.

Como escolher a vara de pescar?

385478 Dicas de varas de pesca modelos como escolher 1 Dicas de varas de pesca, modelos, como escolher Para quem está aprendendo a pescar, o equipamento mais indicado é uma vara com molinete de ação rápida.

A escolha da vara de pescar depende muito da forma como ela será usada, ou seja, um modelo mais simples para atividades de lazer ou uma versão mais sofisticada para campeonatos. É importante que todos os artigos apresentem leveza, resistência e praticidade para garantir bons resultados na pesca.

Antes de optar por um modelo de vara, é importante conhecer as classificações. O principal item do equipamento de pesca varia quanto ao comprimento, peso de arremesso, força e resistência. A matéria-prima usada para a confecção da vara se apresenta como um fator importante no momento da compra.

As varas de pesca se distinguem quanto à ação, existindo modelos, lentos, rápidos e intermediários. Quando o peixe deve carregar a isca, é indicado o uso de uma vara com ação lenta. Já no caso de fisgadas imediatas, a versão rápida ou extra-rápida apresenta uma funcionalidade melhor.

A distância de cada arremesso também passa a ter influência na escolha da vara de pesca.

Modelos de varas de pesca

-Vara de beira: é recomendado que seja um modelo leve, prático, firme e com uma ação mais rápida. O tamanho varia entre 7 e 9 pés (2,10 e 2,75 metros).

-Vara de meia: prefira um modelo leve, resistente e com ação rápida. O tamanho do artigo fica entre 9 e 11 pés (2,75 e 3,30 metros).

-Vara de fundo: o ideal é que seja extra-rápida para dar conta das necessidades de uma boa pescaria. Fortes e potentes, elas atingem entre 11 e 12 pés (3,30 e 3,60 metros).

Outro aspecto que costuma variar de uma vara para outra é o sistema de funcionamento. Desta forma, o pescador precisa escolher entre um modelo com carretilha ou molinete. Os dois equipamentos apresentam boa performance, mas alguns pontos devem ser observados no momento da escolha.

385478 Dicas de varas de pesca modelos como escolher 2 Dicas de varas de pesca, modelos, como escolher As pessoas que já estão habituadas a pescar adotam o sistema de carretilha em ação rápida para fisgar um peixe.

As varas com molinetes, por exemplo, são mais fáceis de manusear e por isso indicadas para iniciantes, já aquelas que funcionam com carretilhas necessitam de uma habilidade maior para a regulagem e são bons instrumentos para quem já tem o costume de pescar.