Menu

Saúde

Atualizado em 11 de maio de 2011, às 13:00 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Dicas de Tratamento para Otite , Dor de Ouvido

tratamento otite 2 300x225 Dicas de Tratamento para Otite , Dor de OuvidoA otite é uma doença que pode afetar qualquer pessoa em qualquer idade, mas é mais comum entre as crianças antes de um ano de idade. A otite depende dos cuidados dos pais na hora de dar o banho no bebe para que não entre água nos ouvidos. As crianças quando frequentam muito as piscinas e mergulham de mais pode ocorrer de entrar água nos ouvidos e provocar Otite e esse tipo de problema pode acontecer também com os adultos se deixarem entrar água nos ouvidos. Mas para saber como isso acontece e qual o melhor tratamento vamos aprender mais sobre o assunto para poder prevenir de maneira adequada que ocorra Otite.

O que é Otite

Otite é a infecção do ouvido médio que é a parte mais importante da orelha e é a parte mais comum de ser infectada do que as outras partes da orelha, pois a infecção do ouvido é chamada de Otite Média. Quando há infecção no ouvido os fluidos e muco são obstruídos dentro dos tubos da orelha pressionando o tímpano que causa a dor. Os sintomas de Otite são:

- Inflamação do ouvido

- Vermelhidão da membrana timpânica

- Aumento da temperatura corporal

As bactérias e os vírus são os principais responsáveis pela Otite, por isso é preciso ficar atento a qualquer sintoma para poder combater com precisão a Otite antes que se agrave. A Otite média pode aparecer durante um resfriado comum com o entupimento das vias respiratórias e o acumulo de secreção no ouvido médio.

otite nos bebes 3 300x199 Dicas de Tratamento para Otite , Dor de Ouvido

Tratamento para Otite Média

O tratamento para Otite Media geralmente é feito com antibióticos, mas em alguns casos podem ser usados apenas colírios, mas vai depender do medico, existem vacinas que são feitas nas crianças enquanto pequenas para combater a bactéria Hemófilos Influenza que é uma das principais bactérias responsáveis pelo desenvolvimento de infecções de ouvidos, nariz e do sistema respiratório. Existem algumas vacinas sublinguais que são vendidas em alguns laboratórios, mas há controvérsias sobre os seus efeitos, pois para alguns estudiosos acham que a saliva tira o efeito da substancia do medicamento.

otite 1 300x266 Dicas de Tratamento para Otite , Dor de Ouvido

Veja alguns detalhes sobre a dor de ouvidos

A dor de ouvido geralmente é maior quando a secreção se Acumula na parte mais profunda,

Se colocar uma fralda aquecida na orelha pode aliviar a dor, pois o calor age como antiinflamatório,

Para tratar uma Otite é melhor usar os medicamentos que o medico receitar, nada de colocar azeite quente, ou leite materno, pois pode acumular mais secreções e pode ficar mais complexo.

    Como prevenir a Otite?

    Para prevenir a Otite é muito simples, principalmente com as crianças, pois ao mamar se ela estiver muito deitada pode se infiltrar leite no conjunto auditivo e causar inflamação. Depois do banho os ouvidos devem ser bem secos, mas com a toalha e não com cotonetes que empurram a cera para dentro. Saiba que cera não é sujeira, mas uma proteção que o ouvido cria e quando esta em excesso ele coloca para fora.

    Para concluir:

    Quem já teve Otite sabe muito bem que é uma dor horrível e que incomoda muito, mas os adultos sabem dizer o que sentem e onde dói, mas os bebes já não sabem falar e demonstram a dor com choro e irritabilidade. Por isso é bom estar atento aos principais sintomas nas crianças para que elas possam ser tratadas em seguida e ficarem boas. Os adultos que forem atingidos por otite devem procurar um medico para que não prejudique a audição atacando o tímpano. Qualquer doença infecciosa deve ser tratada com muito cuidado e ter toda a atenção para que o tratamento tenha resultados positivos. Cuide com cuidado da sua saúde para que você possa usufruir de bons momentos e ser muito feliz, a nossa saúde é primordial e necessária para que vivamos bem. Pense nisso!

    A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.