Tecnologia

Dicas de segurança para o seu Android

Por Andre

Com a popularização dos tablets e smartphones que rodam o sistema operacional Android, cujas vendas têm crescido a cada ano, batendo recordes atrás de recordes, os dispositivos móveis também se tornaram alvo dos ataques de cibercriminosos.

Aumente a proteção do seu celular ou tablet Android seguindo as dicas abaixo (Foto: Divulgação)

Por esse motivo, é preciso ter bastante cuidado com o seu dispositivo móvel, ainda mais se você o utiliza com frequência para acessar o internet banking e as principais redes sociais, além de fazer compras online e guardar dados importantes sobre a sua vida.

Seguindo algumas dicas de segurança para o seu Android, é possível aumentar consideravelmente a proteção do seu aparelho e das informações armazenadas neles. Vamos a elas.

Bloqueie a tela com senha ou desenho padrão

O bloqueio de tela, com um desenho padrão ou senha alfanumérica, é a medida mais básica de segurança no Android (Foto: Divulgação)

A primeira dica para proteger o aparelho Android é bem simples e muitas vezes ignorada. Trata-se de bloquear a tela com uma senha alfanumérica ou um desenho padrão, atitude que já inibe a atuação dos bisbilhoteiros que adoram fuçar o seu smartphone, além de complicar a vida dos bandidos, caso o seu dispositivo tenha sido roubado.

Baixe apps somente no Google Play

A loja oficial Google Play tem importantes mecanismos de identificação de aplicativos falsos (Foto: Divulgação)

Por mais que seja grande a oferta de aplicativos supostamente inovadores e cheios de recursos, mas que não estejam na loja oficial de apps do Google, contenha a euforia, pois eles podem trazer muitas armadilhas.

Sempre dê preferência aos aplicativos baixados diretamente do Google Play, pois a gigante de buscas faz uma varredura em busca de apps falsos publicados em sua loja, dificultando a ação de cibercriminosos. Apesar de esse sistema já ter falhado em algumas ocasiões, é a melhor alternativa para baixar aplicativos Android.

Fique atento às permissões de aplicativos

Não se esqueça de conferir as permissões antes de aceitar a instalação do aplicativo (Foto: Divulgação)

Antes de confirmar o download de um app no Google Play, leia todas as permissões exigidas pelo programa. Caso encontre algo suspeito, cancele a transferência do arquivo e entre em contato com o desenvolvedor. Consultar outras pessoas que já o instalaram também pode ajudar.

Utilize um antivírus

O avast! Mobile Security é considerado um dos melhores antivírus para Android (Foto: Divulgação)

Para aumentar a sua proteção contra vírus, spywares e outras ameaças virtuais, instale um antivírus para Android. Há boas opções gratuitas, que trazem ainda várias outras funções interessantes, como o avast! Mobile Security, o AVG Free e o Lookout Mobile Security.

Atualize a versão do Android e os apps instalados no dispositivo

Manter o Android atualizado com a versão mais recente é outra importante fonte de proteção (Foto: Divulgação)

A atualização do sistema Android é muito importante, pois corrige falhas de segurança que podem ser aproveitadas pelos criminosos virtuais. O mesmo pode ser dito a respeito dos aplicativos instalados em seu celular ou tablet. Portanto, não deixe de baixar as atualizações sempre que elas estiverem disponíveis.

Recomendado para você

Tecnologia

Simulador de Corte de Cabelo

Tecnologia

Como criar um QR Code

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *