Menu
Você está em: MundoDasTribos > Dicas de segurança para comprar na internet

Aumente a segurança nas compras online tomando alguns cuidados bem simples.
Por Andre -

Com as compras online crescendo a cada ano, ficar atento a algumas dicas de segurança para comprar na internet é fundamental, para evitar uma série de problemas e muitas dores de cabeça, como tem acontecido com alguns consumidores, vítimas de golpes.

Dicas de segurança para comprar na internet (Foto Ilustrativa)

As vantagens de fazer compras pela internet são muitas, como praticidade, comodidade, enorme variedade de lojas e produtos e possibilidade de pesquisar preços com grande facilidade, entre outras. Tudo isso atrai muitos compradores, mas é preciso atenção para evitar problemas nas compras online.

Um dos principais cuidados ao fazer compras pela web é verificar a idoneidade da loja online, principalmente quando não se trata de empresas conhecidas, como os grandes varejistas. Para tanto, entre em contato com o Procon da sua cidade, procure informações em sites como o “Reclame Aqui” e tente entrar em contato com outras pessoas que já compraram nessa loja.

Como trocar produtos comprados pela internet

Dicas de segurança para comprar na internet

As compras online têm crescido a cada ano (Foto Ilustrativa)

Como fazer compras online com segurança? Outra dica importante é verificar se o site possui endereço comercial físico, CNPJ, telefone fixo e Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Atente também para os procedimentos de devoluções e garantias, que devem estar descritos na página.

Para saber se o site é seguro, confira se o endereço da loja virtual começa com a sigla “https” e se na tela aparece um cadeado fechado ou uma pequena chave, símbolos que mostram que toda a troca de informações na página é blindada.

Antes de fechar a compra, verifique se a página segue alguns protocolos de segurança (Foto Ilustrativa)

Dicas para se prevenir de golpes na internet

Na hora de fechar a compra, se você vai pagar com cartão de crédito, é necessário fornecer apenas o número do cartão. A senha do cartão nunca é solicitada, ou seja, caso isso aconteça, desconfie e procure outra loja virtual.

Além disso, mantenha o seu computador sempre protegido, com antivírus atualizado e outros programas de segurança, para evitar qualquer ação de vírus e programas maliciosos que podem interceptar a troca de dados durante as compras virtuais.

Outras dicas

Para comprar online com segurança, é fundamental prestar atenção a vários fatores (Foto Ilustrativa)

Como cancelar uma compra pela internet

Outras dicas para comprar online com segurança são:

  • Nunca faça compras online usando computadores públicos ou de terceiros e evite também as conexões abertas para essa ação.
  • Desconfie sempre de ofertas incríveis e preços muito abaixo do mercado.
  • Use serviços como o PagSeguro e o PayPal, que só liberam o pagamento após o comprador receber o produto.
  • Verifique as condições de entrega e valores de frete antes de fechar a compra.


RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL