Dicas de redação para a Prova do ENEM 2011

PUBLICIDADE

Estamos no meio do ano de 2011 e logo começam as inscrições para os vestibulares de inverso e vestibulares para cursos. E quando sentamos para fazer a famosa prova, muitas coisas nos tiram do serio, uma delas é a redação. Isso porque colocar suas ideias no papel nem sempre é muito fácil, na verdade vai de uma porção de fatores, vai de você ter calma, de entender o tema proposto. No Enem, a redação tem um peso de 2, tanto que a sua nota vem em separado.

Pois bem, nesse ano como todos sabemos, o Enem será realizado nos dia 22 e 23 de outubro, o que te dá tempo hábil para poder treinar essa habilidade a fim de tirar uma excelente nota. A primeira coisa que você tem que ter em mente é sobre o tema proposto. Por exemplo, se for aquecimento global. Você vai ter que saber o que é esse fenômeno, as possíveis causas, terá também que saber o que fazer para que esse fenômeno tenha seu risco reduzido. É importante que você esteja atento aos assuntos mais debatidos, é importante que você assista telejornais, que você leia jornais, revistas, tudo para que você saiba um pouco de tudo e não seja surpreendido.

A primeira etapa é discorrer sobre o tema. No primeiro paragrafo você terá que dar uma introdução, citando o tema proposto e citando duas causas possíveis, de forma bem resumida. “Atualmente, vemos que um dos fenômenos mais intrigantes do século XXI é o aquecimento global. Devemos suas origens em meados do século XVIII, com o inicio da revolução industrial e, com o passar do tempo, a agropecuária já deu sua contribuição”. Pronto. Esse é um exemplo de começo de texto, nas redações dissertativas argumentativas.

PUBLICIDADE

No segundo paragrafo, você vai pegar a primeira causa que você citou, e trabalhar um pouco em cima dela. Citará o porque você acredita que aquela causa deu inicio ou agravou o tema proposto. Terminando esse motivo, no terceiro paragrafo você fará a mesma coisa, citará o segundo tema que você acha que deu origem a tudo isso, e tentará expor o seu ponto de vista. Tendo feito isso, você terá então que encerrar a sua redação. Como?

Irá novamente citar o tema principal, citará as questões que você já elaborou no segundo e no terceiro paragrafo, e terá que encerrar proponho uma resposta para os problemas dados, por exemplo “o aquecimento global é uma verdade que não basta ser ignorada. Teve seu inicio com o feudalismo e com o passar do tempo, foi agravada pela revolução industrial e depois, pelo crescimento agropecuário. Uma politica imediata e severa, propondo um desenvolvimento sustentável é uma saída para que tudo se resolva”.

Lembre-se sempre que nas redações dissertativas argumentativas, o que vale a pena você lembrar é que o seu argumento tem que ser convincente e logico. Não use nunca gírias para deixar a sua redação mais “bonita” porque não vai acontecer. E também as linguagens de internet não devem ser usadas em hipótese alguma. É bem fácil desenvolver uma redação, quando você tem as ideias sempre organizadas na sua cabeça, lembre-se que por mais que você não queira pensar, ali está decidindo a sua nota, e por tal o seu futuro.

Preste atenção nos acentos gráficos, nas regras de ortografia, e na pontuação da frase. Virgulas, ponto final, paragrafo, tudo isso é muito valido para você que quer ter um futuro e precisa de uma boa nota na redação para poder te ajudar com isso. As dicas estão prontas! Agora, é só você treinar para arrasar com a sua redação.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.