Menu

Bem Estar

Atualizado em 14 de junho de 2012, às 8:35
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Dicas de higiene pessoal – Guia prático

Saiba mais sobre a importância da higienização do corpo e conheça algumas dicas de higiene pessoal que são indispensáveis no nosso dia-a-dia.
465296 A higiene pessoal ajuda a manter a boa aparencia e previne doenças Dicas de higiene pessoal – Guia práticoA higiene pessoal ajuda a manter a boa aparência e previne doenças.

A higiene pessoal é indispensável para todas as pessoas e deve ser ensinada às crianças desde cedo. Ter cuidados especiais com o corpo é muito importante para ter uma maior longevidade, viver de forma mais confortável e com saúde. Confira algumas dicas para manter uma boa higiene.

Importância da Higiene pessoal

Todos nós sabemos que cuidar da limpeza do nosso corpo é muito importante e o quanto ela é essencial para nossa proteção contra diversas doenças. Porém, algumas vezes não fazemos essa higienização de maneira correta.

A higiene pessoal nos protege contra vírus e bactérias que estão presentes em várias situações do nosso dia. Além de nos proteger contra esses microorganismos, ela aumenta a autoestima, nos deixando mais confortáveis e confiantes.

Uma boa limpeza corporal envolve desde cuidados com a boca e dentes, corpo e genitálias, até cuidados mais simples como lavar as mãos, usar roupas limpas, sapatos limpos, tomar banho e outros. Tudo isso faz com que fiquemos longe das doenças.

Veja como acabar com o chulé

Aprender desde criança

Os pais devem ensinar as crianças desde cedo sobre como cuidar da higiene pessoal. Dessa forma elas podem crescer com hábitos que ajudam a manter a saúde. Os pais devem inserir os cuidados com o corpo lentamente na vida dos filhos, passando a eles informações necessárias e bons exemplos de higiene.

465296 A higiene pessoal é muito importante para a saúde 1 Dicas de higiene pessoal – Guia práticoA higiene pessoal é muito importante para a saúde.

Dicas de higiene pessoal

1. Banho: durante o banho retiramos todas as sujidades e substâncias produzidas pelo nosso corpo, como o suor e oleosidade. Ele é indispensável para a saúde e deve ser tomado pelo menos uma vez ao dia. A falta de banho pode provocar problemas como assaduras, sarna, micoses, infecções urinárias, mau cheiro e até corrimento vaginal.

2. Unhas: devem estar sempre limpas e de preferência cortadas, pois a sujeira e os microrganismos ficam alojados embaixo delas. O hábito de roer as unhas pode ser prejudicial e deve ser evitado, pois podemos nos infectar com vários tipos de bactérias presentes nelas. Manter as unhas bem feitas, no caso das mulheres, melhora a autoestima.

3. Mãos: lavar as mãos é indispensável em todas as horas e lugares que estamos. Quando não lavamos as mãos podemos nos contaminar com doenças virais, fúngicas e bacterianas. O ideal é lavá-las sempre com água e sabão. O álcool deve ser usado apenas 3 vezes ao dia.

4. Rosto: o rosto deve ser lavado pelo menos duas vezes ao dia, pois nossa pele fica exposta a várias impurezas, favorecendo para o surgimento de cravos e espinhas. O ideal é utilizar sabonetes de acordo com seu tipo de pele.

5. Axilas: as axilas devem ser muito bem higienizadas durante o banho, pois é um dos locais onde possui secreção de suor e pode acarretar mau cheiro. O uso de desodorantes antitranspirantes é essencial.

6. Cabelos: os cabelos devem ser lavados pelo menos três vezes na semana, os mais oleosos necessitam mais lavagens. A falta de limpeza pode causar mau cheiro, caspas, piolhos e até queda dos cabelos.

7. Roupas: elas devem ser bem lavadas e limpas. O mais indicado é usar sempre roupas confortáveis e folgadas, principalmente as íntimas. Nunca use roupas íntimas sem lavar, pois pode causar corrimentos genitais, mau cheiro e infecções urinárias.

8. Boca: cuidar dos dentes é muito importante, nunca deixe de escová-los. O ideal é que a escovação seja feita pelo menos três vezes ao dia. Não se esqueça de escovar a língua, usar o fio dental e utilizar um enxaguante bucal para finalizar. A escova deve ser trocada a cada três meses. Esses hábitos previnem problemas como gengivite, cáries, tártaro, mau hálito e placa bacteriana.

465296 Lavar as mãos várias vezes ao dia ajuda a eliminar microorganismos que prejudicam nossa saúde. Dicas de higiene pessoal – Guia práticoLavar as mãos várias vezes ao dia ajuda a eliminar microrganismos que causam doenças.

Conheça as doenças causadas pela falta de higiene bucal

A higiene pessoal é muito importante para a saúde, para a boa aparência e convívio com as pessoas, afinal ninguém quer ficar perto de alguém que cheire mal. Cuide do seu corpo, o mantenha sempre limpinho e livre de microrganismos que podem causar doenças.