Menu

Saúde

Atualizado em 9 de janeiro de 2011, às 14:14 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Dicas de Exercícios Físicos para Fazer em Casa

Caso você tenha pensado que por conta da rotina corrida entre cuidar da casa, do parceiro (a), filhos e trabalho jamais conseguiria entrar em forma, se enganou.
Por mais que pareça impossível, tem como ficar preparada (o) para esse verão.
Livre daquelas gordurinhas indesejáveis.
Basta se ligar nas dicas a seguir de como praticar exercícios físicos caseiros:

Antes de começar qualquer atividade física, é necessário alongar o corpo para evitar possíveis lesões ou câimbras durante a prática.
O primeiro é o alongamento de pernas feito com o auxílio de um cinto de roupas.
Mantenha a coluna bem reta, leve o cinto até os pés e puxe um de cada vez por 30 segundos a fim de alongar a musculatura posterior da coxa.
POSTS41 Dicas de Exercícios Físicos para Fazer em Casa

Para os braços, utilize um elástico ou corda, segure e leve-o (a) com as duas mãos acima da sua cabeça; forçando os braços para trás por 30 segundos. Mas, tome cuidado, pois os ombros são articulações muito instáveis. Caso exagere no movimento, pode acarretar problemas nos ligamentos dos ombros, por isso mantenha também os cotovelos um pouco “dobrados”.

Para o pescoço, use uma toalha. Leve-a até a nuca, deixando cada ponta do tecido em uma das mãos. Incline a cabeça para trás, segurando firmemente a toalha para frente do peitoral por 30 segundos para alongar a musculatura flexora do pescoço.
Complemente o alongamento com outros movimentos.

Agora vamos aos exercícios aeróbicos:

Use uma poltrona como apoio para agachamentos de duas a três séries de dez repetições que fortalecem os músculos da coxa e do bumbum.
Suba e desça sete degraus seguidos, na subida dobre a velocidade.
Repita dez vezes ou se agüentar, suba de dois em dois degraus.
Assim, eliminará de 50 a 80 calorias.

O braço do sofá, caso seja baixo, pode servir de apoio para flexões que trabalham os músculos dos braços, peitoral e ombros. Repita o movimento por dez vezes.

Deite no chão de um cômodo da casa que ofereça bom espaço e com uma garrafa de 1 litro de água sanitária em cada mão, abra e fecha os braços em direção ao peito. Com três séries de 8 a 15 repetições.
Dessas mesmas repetições (anterior) em três séries, trabalhe o famoso músculo do “tchauzinho” localizado nos braços. Levante dois livros para cima e para baixo atrás da cabeça.

E para finalizar o treino, com 1 kg de alimento em cada ponta do cabo de vassoura: suba e desça os braços. Essa atividade fortalece ainda mais os músculos.

Com essas dicas de exercícios para casa, cuidados na alimentação e muita dedicação você ficará em forma.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.