Menu

Comportamento

Atualizado em 3 de outubro de 2012, às 14:35 por Dany Negrao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Dicas de etiqueta, conheça as principais

Conheça algumas das principais dicas de etiqueta para se sair bem nas mais diferentes situações.

Conviver em sociedade é uma tarefa que parece comum, mas conviver da forma certa, seguindo regras básicas de etiqueta, já não é algo tão simples para muitas pessoas. Como sentar, o que falar, como reagir diante de determinadas situações, etc. Todos esses detalhes ganham toques de etiqueta que deixam tudo mais fino e correto. Confira algumas dicas de etiqueta que podem lhe ajudar no dia a dia.

522432 Dicas de etiqueta conheça as principais Dicas de etiqueta, conheça as principaisAlgumas regras de etiqueta podem lhe ajudar no dia a dia. (Foto: Divulgação)

Principais dicas de etiqueta

Bêbado em Festa

Beber socialmente? Claro, aceitável. Mas cair de bêbado em uma festa com inúmeras pessoas? Aí não! Cuidado com o exagero do álcool. Se você está vendo a situação de fora, tire a pessoa da festa, principalmente se for seu amigo. Se não conhecer, ignore, não se relacione demais, pois pode acabar sobrando pra você. Isso não é nada elegante, e causa muito constrangimento.

522432 Dicas de etiqueta conheça as principais1 Dicas de etiqueta, conheça as principaisCuidado com o exagero no álcool. (Foto: Divulgação)

Cigarro

O vício é algo inevitável na vida dos fumantes ativos. Mas isso precisa ser controlado para que não haja situações chatas para outras pessoas. Ninguém precisa ficar em um ambiente respirando a fumaça do cigarro. O fumante precisa ter noção que deve fumar em ambientes abertos e longe das demais pessoas.

522432 Dicas de etiqueta conheça as principais2 Dicas de etiqueta, conheça as principaisFumantes precisam ter noção de quando estão incomodando. (Foto: Divulgação)

Comentários sobre aparência

“Oi, quanto tempo! Você engordou?”. Cuidado com esse tipo de frase. Essa é uma gafe terrível que deve ser evitada sempre, principalmente tratando do público feminino. Não pergunte se ela está grávida, se fez uma cirurgia plástica ou então se engordou. São perguntas inconvenientes e que fogem totalmente de qualquer tipo de etiqueta.

Apelidinhos carinhosos

Por mais delicado(a) que você seja, evite tratar as pessoas não tão intimas com apelidos carinhosos demais, como “linda” e “meu bem”. Esses termos podem soar com falsidade, dependendo da situação.

522432 Dicas de etiqueta conheça as principais3 Dicas de etiqueta, conheça as principaisCuidado com os comentários em público. (Foto: divulgação)

No restaurante

Quando não se está acostumado com vários garfos e facas, é comum surgir a dúvida. Não banque o “turista”! Não fique desesperado tentando entender como tudo aquilo funciona. Quanto mais dúvida transparecer, mais atenção você vai chamar. Chame o garçom e dica discretamente que você esqueceu ou que realmente não sabe como usar tudo aquilo. Peça para que ele explique sem levantar alarde. Depois disso é só agir naturalmente e se deliciar com a refeição.

Aviso ou não aviso?

Zíper aberto, dente sujo, mancha na roupa, etc. São coisas que podem acontecer com a pessoa com quem estamos conversando. E aí? Você avisa ou não? Segundo a etiqueta: sim. Você não gostaria de passar por esse constrangimento e ninguém lhe avisar por estar preocupado com um maior constrangimento. Avise, discretamente. Isso alivia diferentes situações.

522432 Dicas de etiqueta conheça as principais4 Dicas de etiqueta, conheça as principaisNo restaurante aja com naturalidade e tente entender todos os utensílios. (Foto: Divulgação)

Manual completo de bons modos

Não é necessário acompanhar todas as regras de etiqueta. Existem diferentes livros que tratam sobre o assunto. O importante é ter bom senso, não constranger as pessoas e tomar cuidado para não passar por situações constrangedoras com você mesmo. Seja sempre educado, calmo e contenha-se. Isso é o suficiente para você se dar bem nos mais diferentes momentos.

Leia também:

Almoço formal: dicas para organizar

Etiqueta para lidar com ex-namorado

 

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.