Menu

Decoração

Atualizado em 19 de maio de 2011, às 13:20
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Dicas de Decoração Rústica para Fazenda – Sugestões

A fazenda é um local calmo para descanso ou contato direto com o campo. Mesmo que seja assim, você pode fazer uma decoração para deixar o ambiente mais autêntico, aconchegante e charmoso. A decoração rústica tem tudo a ver com sua fazenda, basta você saber quais são os materiais e móveis que deve comprar.

O termo rústico, significa: rural, sem muito cuidado ou preparação, porém é possível que você encontra móveis bonitos e preparados para sua decoração. Para a cozinha por exemplo, você pode comprar um fogão a lenha. O fogão a lenha pode ser utilizado, principalmente no inverno, quando a lenha quente esquenta praticamente a casa toda. Você também pode deixar os talheres maiores pendurados em ganchos na parede, dando um toque mais caseiro para sua cozinha.

decoração rústica 300x192 Dicas de Decoração Rústica para Fazenda   Sugestões

Preserve os móveis de sua fazenda que estão consumidos pelo tempo. Você pode se perguntar como fazer isso, afinal de contas, muitos móveis devem estar lascados ou sem tinta. Para isso, lixe seus móveis antigos e passe somente verniz na madeira. O verniz vai proteger os móveis de possíveis pragas e deixar a superfície mais brilhosa. Esse tipo de móvel rústico, você pode utilizar em toda a casa de fazenda, contrastando com os móveis mais modernos que você comprará.

Você também pode utilizar lustres com designe antigo que ficam extremamente chiques para sua decoração rústica na fazenda. Os lustres podem ter cristais pendurados e ser de tamanho grande para decorar sua casa. Lustres mais longos faziam parte das casas de fazendas chiques, logo, ter um lustre assim deixa sua decoração mais requintada.

decoração rústica 2 300x260 Dicas de Decoração Rústica para Fazenda   Sugestões

Você pode manter as tábuas originais do chão e o teto de tábua, também. Para isso, lixe toda a superfície e passe apenas verniz. A tábua crua, deixará sua casa com ares de fazenda legítimo e ainda vai contribuir para uma decoração para eficiente de casa rústica. As tábuas de antigamente utilizadas nas fazendas eram de uma espessura mais grossa, logo você pode “reforçar” as estruturas, colocando tábuas rústicas de madeira pura a fim de contribuir com sua decoração.

Você pode adquirir objetos antigos para sua casa e deixar como se fosse uma exposição nos mais diversos cômodos. Entre em contato com alguma loja de antiguidade para ver a possibilidade de adquirir: chaleiras, ferros de passar roupa, louça de banho, louça de mesa, panelas, vasos de flores, quadros com fotos antigas e espelhos com moldura do século passado.

decoração rústica 3 300x199 Dicas de Decoração Rústica para Fazenda   Sugestões

Você pode adquirir móveis antigos para a decoração de sua casa, ou mesmo mandar fabricar. Tenha em mente que antigamente as casas e seus moveis eram construídos de madeira pura e não existia muita cor, esse é o passo básico do estilo rústico. As camas eram feitas da mais pura madeira, assim como os armários justamente para não desabar sobre os moradores e durarem mais. Atualmente, móveis de madeira pura são caros, principalmente pelo dano ecológico difundido, porém existem inúmeras madeiras que imitam a madeira rústica,ou seja, aquela que é construída sem passar por tratamento.

As toalhas de mesa auxiliam e muito na decoração rústica. Você pode comprar toalhas de crochê ou com bordado para enfeitar as mesas e armários da sua casa de fazenda. Os sofás mais usados para as casas de fazenda rústica são os que tem um encosta mais alto. Normalmente esse tipo de sofá é construído a partir de uma madeira longa no encosto, logo após é confeccionada uma almofada grande para tornar a superfície fofa.

Decorar sua casa de fazenda de forma rústica, certamente vai se tornar uma atividade divertida e prazerosa. Preservar o que é antigo e manter a personalidade dos móveis deixará sua casa com uma decoração única e exclusiva.