Menu

Decoração

Atualizado em 29 de julho de 2011, às 7:20 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Dicas de Decoração Para Consultório

236498 decoracaoconsultorios 300x199 Dicas de Decoração Para ConsultórioQuem nunca entrou em um consultório que parece ter vindo da Antártica que atire a primeira bola de neve. Aquelas paredes brancas, sem nenhum detalhe sequer, da sala de espera só nos deixam mais desconfortáveis, principalmente se o motivo da nossa visita for um problema de saúde. Há quem acredite que decorar o ambiente de maneira acolhedora melhora, e muito, a relação médico-paciente. Verdade ou não, temos que admitir que estar em um ambiente decorado faz toda a diferença antes e durante a consulta. Pensando nisso, temos algumas sugestões para trazer um pouco de conforto e acolhimento ao espaço clínico, sem deixar de lado a funcionalidade que o ambiente precisa ter.

A recepção é o local onde temos a primeira impressão quanto ao profissional que irá nos atender. Procure deixar o ambiente, ao mesmo tempo clean e acolhedor. Revestimentos em madeira, poltronas confortáveis e com design diferenciado, textura ou cores diferente do branco nas paredes fazem toda a diferença. Se o espaço for muito pequeno, colocar espelho em uma das paredes fará com que o ambiente pareça maior do que realmente é. Um bom exemplo é o da foto ao lado. A sala de espera é pequena, mas aconchegante.

Utilize poltronas de couro, ou courino, pois elas são mais fáceis de conservar e limpar. Tecidos chamados Aquablock também são interessantes, pois caso algum paciente derrube líquidos na poltrona, o pano não irá manchar e a remoção da sujeita é mais fácil.

236498 decoracaoconsultorio1 300x225 Dicas de Decoração Para ConsultórioO recurso de colocar uma TV na sala de espera, em ponto estratégico, é uma ótima alternativa para entreter os pacientes enquanto esperam pela consulta. Se tiver pacientes infantis, reservar um cantinho para recreação, com banquinhos ou pufes coloridos, feitos especialmente para crianças, além de brinquedos e revistas infantis. Isso evitará que as crianças tornem sua sala de espera uma bagunça só.

Piso frio é ótimo e facilita e muito a limpeza do ambiente. Caso opte por este tipo de revestimento no chão, não deixe de colocar um tapete perto das poltronas, pois torna o ambiente mais acolhedor e “quente”. Mas lembre-se de prender suas pontas para evitar tropeções.

Caso prefira carpetes, opte pelos de uso profissional. Eles possuem tratamento antiácaros e antimofo, além de serem mais fáceis de limpar e conservar, já que foram pensados exatamente para áreas de grande movimentação.

236498 decoracaoconsultorio 300x158 Dicas de Decoração Para ConsultórioEvite colocar relógio na sala de espera, pois o paciente pode ficar controlando o quão atrasada a consulta dele está. E isso irá depor contra você, já que ninguém gosta muito de perder tempo.

O consultório deve seguir a mesma ideia da sala de espera, mas não precisa ser idêntico, ainda mais se a sala de espera for compartilhada com outros profissionais. Na sua sala, você tem a liberdade de dar seu toque pessoal.  Mas busque não fugir muito da ideia central da decoração.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.