Menu

Notícias

Atualizado em 26 de junho de 2009, às 15:57 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Dicas de Cuidados para Mulheres Grávidas

gestante dicas Dicas de Cuidados para Mulheres Grávidas

Quando a mulher descobre que está grávida é muito importante procurar seu médico. As visitas do pré-natal costumam ser mensais até o sétimo mês de gravidez, passam a ser quinzenais no oitavo mês e semanais no decorrer do nono mês de gravidez.

É fundamental fazer o pré-natal para garantir o bem estar e a saúde do bebê e da mãe.

São pedidos alguns exames médicos durante o pré-natal, são eles:

-Anemia;
-Diabetes;
-Sífilis;
-Toxoplasmose;
-HIV;
-Tipagem sangüínea e fator RH;
-Rubéola;
-Urina;
-Protoparasitológico.

Durante a 11ª semana de gestação, a mulher já pode fazer seu primeiro ultra-som. Para o médico, de acordo com Denise que é ginecologista, esse exame é importante porque verifica a idade gestacional e define se a gravidez é única ou gêmeos. Esse ultra-som é também importante para verificar alguma má-formação, como a síndrome de Down, por exemplo.

Na 29ª e 30ª semana de gestação, é bom refazer todos os exames que podem evitar a transmissão para o bebê de vírus como o HIV (vírus da Aids), HTLV tipos I e II (associados à leucemia, linfoma e alterações neurológicas) e os vírus da hepatite B (HBV) e C (HCV).

Na 31ª semana, pode ser pedido um novo ultra-som para verificar o crescimento fetal, determinação do peso estimado, e outras avaliações necessárias aos médicos.

Não é recomendável até a 9ª que a gestante faça atividade física. O bom é deixar para fazer após esse período, atividades como caminhadas, alongamentos são recomendadas até perto do parto. Outra atividade física que é muito boa é a hidroginástica, mas só a partir do quarto mês de gravidez, segundo a ginecologista.

Caso a gestante tenha plano de saúde, no momento que souber que está grávida e começar o pré-natal, ela deve se informar sobre a cobertura do seu plano de saúde. No sexto mês de gravidez, é bom que a gestante visite as maternidades que estão em seu plano e decida com seu médico qual poderá atendê-la melhor.
Em relação a alimentação a gestante deve comer mais vezes ao dia e em menor quantidade. O carboidrato e a gordura são importantes para a formação do feto e para a mãe durante toda a gestação.

Como até a 9ª semana a gestante tem muitos enjôos, uma dica é comer melhor pela manhã. Isso pode ajudar a diminuir o enjôo matinal e a rejeição pelo café-da-manhã. Durante o período de gestação é importante moderar e ter bom senso para se alimentar e seguir orientação profissional de uma nutricionista.

Além disso, conforme a ginecologista Denise, a gestante pode sentir muito sono e estar mais distraída durante o período de gestação, sendo muito importante ter cuidado no volante em trajetos longos. Como também evitar ambientes onde existam fumantes, ter cuidado com o uso de saltos altos e roupas apertadas, que limitem a respiração e incomodem os movimentos.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.