Menu

Empregos

Atualizado em 25 de julho de 2012, às 8:08 por Andre Dias
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Dicas de como se tornar um funcionário indispensável

Conheça algumas dicas para exercer o seu trabalho da melhor maneira e se tornar um dos colaboradores mais importantes da empresa.
491956 dicas de como se tornar um funcionario indispensavel Dicas de como se tornar um funcionário indispensávelOs funcionários indispensáveis são cada vez mais valorizados pelas empresas. (Foto: Divulgação)

Tornar-se um funcionário indispensável pode ser um grande passo para a promoção da sua carreira dentro da empresa em que trabalha, já que desta forma, os seus superiores estarão cientes que estão trabalhando com uma pessoa que realmente sabe fazer aquele determinado tipo de serviço com bastante qualidade.

Para se chegar a este ponto, existem algumas dicas bem simples, conforme os profissionais que atuam no ramo de recursos humanos, mas que dependem de algumas mudanças de comportamento que o interessado em se tornar indispensável para a empresa deve tomar.

Importante: Como acabar com estresse no trabalho

Seja mais cordial com seus colegas: Como se relacionar melhor com as pessoas no trabalho

Conheça tudo a respeito da empresa em que trabalha

A primeira dica para se tornar um funcionário indispensável é conhecer a fundo a empresa que você trabalha. Fique sempre atento às notícias e informações referentes ao ramo de atividade da companhia da qual é contratado e procure sempre contribuir com algo que possa ajudar no desenvolvimento da empresa, usando os seus conhecimentos como base.

Tente achar algum nicho da empresa em que você possua domínio total, mas que ainda não está sendo explorado e invista nele, tornando-se um especialista na área. Também é importante entender o mercado e estudar a concorrência.

Os chefes gostam de contar com funcionários que saibam ajudar a melhorar o rendimento do trabalho e a aumentar os lucros, além de valorizarem bastante aqueles que possam apresentar soluções para a empresa.

491956 dicas de como se tornar um funcionario indispensavel 1 Dicas de como se tornar um funcionário indispensávelEstar disponível para ajudar os colegas e entregar um pouco mais do que foi exigido são boas dicas para se tornar indispensável no trabalho. (Foto: Divulgação)

Esteja sempre disponível

Estar sempre disponível para assumir novos desafios, pegando uma tarefa que outro funcionário da empresa não quis, por exemplo, é outra maneira de se tornar indispensável no trabalho. Apresente-se para as tarefas mais difíceis, como atender a um cliente mais complicado ou para usar um novo sistema de computação e faça o trabalho com muita dedicação. Certamente o seu chefe saberá reconhecer o seu esforço.

Entregue mais do que o que foi exigido

Tente superar as expectativas do chefe e dos colegas de trabalho, apresentando-se, sempre que possível, para ajudar outros funcionários que estejam em atraso e também para a realização de tarefas extras. Caprichar ainda mais nas suas próprias tarefas, entregando um pouquinho a mais do que foi exigido, poderá dar um destaque maior à sua imagem.

491956 dicas de como se tornar um funcionario indispensavel 2 Dicas de como se tornar um funcionário indispensávelOferecer novas soluções e alternativas para a empresa onde trabalha e tratar os colegas com bastante cordialidade são outras boas dicas para se tornar um funcionário indispensável. (Foto: Divulgação)

Cumpra as metas pré-definidas

Para ser lembrado como indispensável pelos seus superiores, você deve sempre cumprir as metas previamente definidas. Entregue relatórios dentro dos prazos combinados, esteja presente nas reuniões marcadas com antecedência e não se esqueça de negociar novos prazos, caso não haja a possibilidade de cumprir aquela determinada meta nos limites estabelecidos.

Respeite o ambiente de trabalho

Evitar chegar atrasado, manter uma relação de cordialidade com os colegas e os superiores, evitar desperdícios, otimizar processos e ajudar na conservação dos equipamentos de trabalho também são algumas das maneiras de respeitar o ambiente de trabalho e de se tornar indispensável para a empresa.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.