Menu

Moda

Atualizado em 27 de outubro de 2011, às 1:28 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Dicas de Como se Maquiar

Maquiagem é fundamental para a mulherada e por isso deve ser feita com carinho. Confira nossas dicas:

A maquiagem é um dos assuntos preferidos das mulheres e não é difícil imaginar a razão, não é mesmo? Afinal que mulher não gosta de de sentir bonita e valorizada? E é justamente isso que a maquiagem faz: ela valoriza os pontos fortes e disfarça as falhas que tanto incomodam, mas é claro que para essa mágica acontecer, ela precisa ser aplicada corretamente.

674 Truques de Maquiagem que valorizam o rosto 3 Dicas de Como se MaquiarA maquiagem é um dos assuntos mais importantes para a mulher (Imagem: Divulgação)

Uma boa maquiagem envolve uma série de cuidados na hora de utilizar os produtos. Eles devem ser pensados em conjunto para que não tenham o efeito contrário e piore o aspecto do rosto, realçando justamente os pontos negativos, mas não se preocupe. Veja só algumas dicas que separamos para você:

Dicas de como se maquiar

O primeiro passo para uma boa maquiagem é preparar a pele. Isso inclui a limpeza e hidratação da pele. Pode parecer bobagem, mas esses primeiros passos fazem com que os cosméticos possam ter melhor aderência garantindo assim a boa fixação e a uniformidade do produto na hora da aplicação.

A segunda dica também vale ouro: nada de exageros. Para que a maquiagem fique bonita não é preciso se embonecar, afinal a ideia não é ser comparada com o Patati-Patatá, não é? Portanto, lembre-se: nada de exageros.

Mais interessada no assunto? Então confira mais algumas dicas para você não errar na maquiagem:

Sombra:

A sombra volta e meia é um problema para as mulheres que volta e meia acabam exagerando na quantidade do produto. Mas para usar durante o dia, não é preciso muito: basta somente uma pequena dose de brilho em tons dourados para quem tem pele morena, dourados e marrons para quem tem a pele negra ou na cor rosa para quem tem a pele clara.

Delineador

Antes de mais nada, é preciso pensar na escolha do produto a ser usado. O delineador líquido é o mais tradicional e também difícil de aplicar, mas é interessante para traços mais finos. Se você não for tão experiente, use a caneta delineadora, que é bem prático de aplicar e proporciona mais firmeza na mão, ou o delineador em forma de lápis, que com a ponta mais dura facilita a aplicação. Se você tem mais experiência, os delineadores em gel são uma opção interessante já que ele é cremoso mas seca muito rápido, portanto exige destreza.

Para facilitar a aplicação, faça um traço com lápis preto pois isso destaca a cor e ainda diminui a possibilidade de erros. Outro truque interessante é ao invés de esticar a pálpebra com o dedo, é melhor levantar um pouco o rosto e posicionar o espelho na altura do queixo, pois desse modo você enxergará melhor e o traço será uniforme.

 Dicas de Como se MaquiarA aplicação da base exige atenção e cuidados. (Imagem: Divulgação)

Base

O tom da base deve estar necessariamente de acordo com o tom da sua pele. Nada de usar tons mais escuros para simular pele bronzeada porque quase sempre o tiro acaba saindo pela culatra. Preocupe-se em escolher a cor com o tom mais adequado para a pele.

Para a aplicação, espalhe pequenos pingos do produto pelo rosto, orelhas, colo e pescoço e espalhe com movimentos circulares, usando uma esponja ou pincel umedecidos até obter uma aplicação uniforme. Caso tenha passado em excesso, aperte um lenço de papel contra o rosto.

Corretivo;

O segredo do corretivo é prestar atenção no que você deseja disfarçar. Com isso você pode escolher o produto de acordo com as suas intenções. Por exemplo, se a sua ideia for esconder a acne o corretivo amarelo diminui as manchas vermelhas, especialmente quando são na versão bastão. Já para cicatrizes o ideal é o corretivo rosado, e de preferência com textura cremosa. No caso das manchas de pele, os corretivos rosados ou alaranjados em tom cremoso são a melhor opção.

Também é importante prestar atenção no tom de pele. afinal usar o corretivo errado pode piorar a situação ao invés de resolver. Portanto faça testes na pele antes de adquirir o produto.

Blush;

Preste atenção no tom de sua pele na hora de escolher a cor do blush. Se você tem a pele clara em tom rosado, suas melhores cores são os tons de alaranjado e pêssego; caso sua pele seja clara mas em tom amarelado, os rosados são mais interessantes. Se sua pele é negra, o bronze, cor de tijolo e marrons cintilantes são perfeitos, bem como o tom de vinho e avermelhados em tons mais escuros. Já as morenas ficam melhores usando tons rosados e bronze.

674 Mulher morena aplicando blush. Dicas de Como se MaquiarÉ importante usar pincel apropriado para aplicar o blush. (Imagem: Divulgação)

Use pincel específico, com cerdas arredondadas e fofinhas. E antes de aplicar na pele, remova o excesso do blush no pincel com um sopro. Já para a aplicação, faça-o com movimentos leves, sem esfregar o pincel no rosto. E nada de aplicá-lo no nariz, pois ele acaba aumentando o volume na área e vai parecer que você está resfriada.

Lábios delineados;

Para delinear os lábios faça o contorno usando um lápis com o mesmo tom da pele. Assim caso o batom saia e você não possa retocá-lo rapidamente, o delineador não vai ficar em evidência: coisa que aconteceria se ele fosse em tom mais escuro.

Máscara de cílios;

O uso da máscara não é nada que envolva muito mistério. Basta não usá-lo em quantidade exagerada, pois isso acaba fazendo com que seus olhos tenham um aspecto estranho e muito carregado. Caso goste de cílios longos ou com volume, procure máscaras de cílios com esse efeito em específico, pois assim a maquiagem fica bem mais natural.

Maquiagem e seu contraste com a luz artificial e luz natural

Um item interessante sobre maquiagem para horários diurnos e noturnos:  quando expostos à luz natural e a luz artificial as cores e o brilho ficam muito diferentes, é por isso que a maquiagem para a noite é mais intensa, visto que seu efeito sob as luzes artificiais apresenta diferenças.

Gostou das nossas dicas? Conhece outras dicas legais e quer compartilhar? Então comente e participe!

Conteúdo avaliado com média:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.