Menu
Você está em: MundoDasTribos > Dicas de Como se Maquiar

Você quer fazer uma maquiagem perfeita? Então confira dicas e truques para acertar no seu make-up.

Confira dicas de como se maquiar e descubra como utilizar corretamente os principais produtos de maquiagem. Medidas simples podem fazer toda a diferença e ajudam a tirar o melhor proveito dos cosméticos. Nessa matéria iremos orientar as mulheres sobre como aplicar sombra, delineador, base, corretivo, blush, máscara para cílios, entre outros produtos.

Dicas de Como se Maquiar. (Foto: Divulgação)

A maquiagem é uma grande aliada feminina, afinal, ela ajuda a disfarçar as imperfeições do rosto e realça os traços mais bonitos. Existem vários estilos de make-ups, que podem ser usados para trabalhar, fazer um passeio casual, ir à uma festa ou sair com os amigos à noite.

Leia mais: Maquiagem azul delicada para festas

Dicas de Como se Maquiar

Separamos algumas dicas de como se maquiar. Confira:

Sombra para os olhos

A sombra dá vida aos olhos. (Foto: Divulgação)

A sombra volta e meia é um problema para as mulheres que volta e meia acabam exagerando na quantidade do produto. Mas para usar durante o dia, não é preciso muito: basta somente uma pequena dose de brilho em tons dourados para quem tem pele morena, dourados e marrons para quem tem a pele negra ou na cor rosa para quem tem a pele clara.

Delineador para cílios

Realce o olhar aplicando um delineador. (Foto: Divulgação)

Antes de mais nada, é preciso pensar na escolha do produto a ser usado. O delineador líquido é o mais tradicional e também difícil de aplicar, mas é interessante para traços mais finos. Se você não for tão experiente, use a caneta delineadora, que é bem prático de aplicar e proporciona mais firmeza na mão, ou o delineador em forma de lápis, que com a ponta mais dura facilita a aplicação. Se você tem mais experiência, os delineadores em gel são uma opção interessante já que ele é cremoso mas seca muito rápido, portanto exige destreza.

Para facilitar a aplicação, faça um traço com lápis preto pois isso destaca a cor e ainda diminui a possibilidade de erros. Outro truque interessante é ao invés de esticar a pálpebra com o dedo, é melhor levantar um pouco o rosto e posicionar o espelho na altura do queixo, pois desse modo você enxergará melhor e o traço será uniforme.

Base para passar no rosto

O tom da base deve estar necessariamente de acordo com o tom da sua pele. Nada de usar tons mais escuros para simular pele bronzeada porque quase sempre o tiro acaba saindo pela culatra. Preocupe-se em escolher a cor com o tom mais adequado para a pele.

Para a aplicação, espalhe pequenos pingos do produto pelo rosto, orelhas, colo e pescoço e espalhe com movimentos circulares, usando uma esponja ou pincel umedecidos até obter uma aplicação uniforme. Caso tenha passado em excesso, aperte um lenço de papel contra o rosto.

Corretivo

Aplique corretivo para disfarçar as imperfeições. (Foto: Divulgação)

O segredo do corretivo é prestar atenção no que você deseja disfarçar. Com isso você pode escolher o produto de acordo com as suas intenções. Por exemplo, se a sua ideia for esconder a acne o corretivo amarelo diminui as manchas vermelhas, especialmente quando são na versão bastão. Já para cicatrizes o ideal é o corretivo rosado, e de preferência com textura cremosa. No caso das manchas de pele, os corretivos rosados ou alaranjados em tom cremoso são a melhor opção.

Também é importante prestar atenção no tom de pele, afinal, usar o corretivo errado pode piorar a situação ao invés de resolver. Portanto faça testes na pele antes de adquirir o produto.

Blush

Deixe o rosto mais rosado com blush. (Foto: Divulgação)

Preste atenção no tom de sua pele na hora de escolher a cor do blush. Se você tem a pele clara em tom rosado, suas melhores cores são os tons de alaranjado e pêssego; caso sua pele seja clara mas em tom amarelado, os rosados são mais interessantes. Se sua pele é negra, o bronze, cor de tijolo e marrons cintilantes são perfeitos, bem como o tom de vinho e avermelhados em tons mais escuros. Já as morenas ficam melhores usando tons rosados e bronze.

Use pincel específico, com cerdas arredondadas e fofinhas. E antes de aplicar na pele, remova o excesso do blush no pincel com um sopro. Já para a aplicação, faça-o com movimentos leves, sem esfregar o pincel no rosto. E nada de aplicá-lo no nariz, pois ele acaba aumentando o volume na área e vai parecer que você está resfriada.

Veja também: Pincéis para uma Boa Maquiagem

Lápis de boca

Use o lápis para contornar os lábios. (Foto: Divulgação)

Para delinear os lábios faça o contorno usando um lápis com o mesmo tom da pele. Assim caso o batom saia e você não possa retocá-lo rapidamente, o delineador não vai ficar em evidência: coisa que aconteceria se ele fosse em tom mais escuro. Geralmente, os tons mais claros combinam com pessoas mais discretas, ou que vão em um evento mais neutro. Lembre-se que a maquiagem tem tudo a ver com o look, nada de exageros também. As vezes, a elegância está mais na maquiagem e no gesto, do que a ousadia de exagerar em cores, maquiagem e loook.

Máscara de cílios

Use rímel para erguer os cílios. (Foto: Divulgação)

O uso da máscara não é nada que envolva muito mistério. Basta não usá-lo em quantidade exagerada, pois isso acaba fazendo com que seus olhos tenham um aspecto estranho e muito carregado. Caso goste de cílios longos ou com volume, procure máscaras de cílios com esse efeito em específico, pois assim a maquiagem fica bem mais natural. O melhor remédio, quando não se sabe a dosagem, é justamente ser neutra, básica e sem exageros.

Como se maquiar – passo a passo

Vamos valorizar os olhos hoje? Com um corretivo na mesma tonalidade que sua pele, passe levemente pelo seu rosto, e próximo a região dos olhos também. Quando fazemos isso, você deixa sua pele mais bonita e “lisa” para aplicar os próximos produtos de beleza. Feito isso, vamos ao delineador? Use o da marca de sua preferência, realce os cílios superiores e dê uma discreta puxadinha no estilo gatinho, mas bem leve mesmo.

Agora, com o pincel de ponta super final, faça um traço da cor prata no centros olhos, usando uma sombra cremosa. O preto vai aparecer mais nas laterais e essa é a intenção da make. Aplique agora camadas de máscara de cílios. Depois, é hora de passar um blush mais meigo, com um tom mais claro.

Para finalizar, use um batom vermelho ou rosa mais discreto. Essa make é ideal para um evento noturno, balada e coisas do tipo.

 

Como se maquiar de manhã

A maquiagem vem para deixar a mulher cada vez mais bonita. Constantemente são lançados produtos diferenciados para cada tipo de pele, agradando todos os gostos. A maioria do público feminino começa com a maquiagem logo cedo, antes de começar a rotina diária. Saiba então como se maquiar de manhã e continuar ao longo do dia.

A maquiagem matinal deve ser leve e discreta. (Foto: Divulgação)

Como se maquiar de manhã

O primeiro passo é preparar a pele que acabou de acordar. Lave com água morna ou fria e use sabonete próprio para o seu tipo de pele, como seca ou oleosa. O mesmo deve acontecer com os demais produtos. Tônicos também podem ser usados para deixar a pele com mais vida e refrescante. Finalize com hidratante e protetor solar.

Comece a maquiagem matinal com os produtos de sempre, ou seja, base, corretivo e pó. O corretivo deve ser aplicado sobre as imperfeições da pele, como olheiras. A dica é aplicar através de batidinhas com a ponta do dedo. Nada de esfregar demais. Isso acentua ainda mais a mancha. Depois aplique bastante base, espalhando com a ajuda dos dedos, esponja ou pincel. Use o pó para finalizar esse trio. Todos esses produtos devem estar de acordo com o seu tom de pele, nem mais claro, nem mais escuro.

A base da maquiagem (base, corretivo e pó) é a parte mais importante para ter um resultado duradouro. (Foto: Divulgação)

Outra dica de como se maquiagem de manhã é escolher um make duradouro e que combine com as diferentes atividades do dia. Você pode ainda usar fixadores e produtos à base d’água para o resultado durar por mais tempo.

Nos olhos prefira apenas o contorno com lápis, rímel e delineador. Se desejar usar sobra, escolha uma que se adeque com suas vestimentas e com os locais que você vai passar ao longo do dia. Já nos lábios, o gloss é uma opção básica, combinando com todos os tipos de maquiagem. Se preferir, use um batom cor de boca ou outro tom mais discreto. O matte fica bem em um make diurno.

Dicas para se maquiar de manhã

O principal de uma maquiagem pela manhã é a preparação da pele, independente dos tons usados. A pele deve estar totalmente limpa, hidratada e protegida para aguentar a rotina sem qualquer problema. A maquiagem mais intensa pode ser feita para momentos mais sofisticados, afinal, um almoço de negócios pode acontecer no meio do expediente.

Não esqueça dos retoques ao longo do dia. (Foto: Divulgação)

O retoque é uma boa dica para quem quer se manter linda o tempo todo. Leve sempre consigo os produtos para retocar a maquiagem em caso de emergência. Não se esqueça dos fixadores, produtos que tenham uma durabilidade maior, algodão, lenços e demaquilante para corrigir borrados e possíveis imperfeições.

 

Dicas para se Maquiar

  • Antes de começar a se maquiar, lave bem o rosto com água gelada (de preferência mineral) e seque com papel absorvente. Ou, se preferir, passe uma pedra de gelo envolvida por gaze em todo o rosto. Com isso você faz com que sua maquiagem dure mais.
  • Nunca passe lápis de maquiagem no canto interno dos olhos. Isso pode entupir o canal lacrimal, além de deixar a expressão pesada.
  • Para aumentar os lábios, faça o contorno pelo lado de fora com um lápis. Em seguida para suavizar o traço passe o batom.
  • Na hora de escolher a cor da sombra, lembre-se de que tons claros aumentam os olhos e os escuros diminuem (só evite usá-los durante o dia, pois deixam a expressão pesada)
  • Desenhe o contorno dos lábios por dentro, usando lápis. Depois passe o batom. Esse truque vai deixar seus lábios mais finos.
  • Aplique um hidratante nos lábios e deixe agir por 15 minutos. Retire com algodão e água morna. Aplique batom e limpe o excesso com papel absorvente. Em seguida passe uma camada de pó facial e, para finalizar, o batom. Fazendo assim a cor vai durar mais.
  • Para diminuir os olhos, você pode passar lápis na parte interna dos cílios inferiores. Para aumentá-los, é só fazer o contrário: passar o lápis do lado de fora, bem junto dos cílios.
  • No verão, deixe o batom durante alguns minutos no congelador ou algumas horas na geladeira. Isso evita que ele se quebre.

Melhor do que palavras só mesmo imagens. Para complementar o artigo vocês conferem um vídeo de como se maquiar.

Entrevista de emprego: como se maquiar

Foi convocada para aquela entrevista de emprego, tão aguardada? Já escolheu as roupas, mas ainda não sabe, ao certo, como se maquiar para a ocasião? Não se preocupe. O Mundo das Tribos irá ajudá-la, nesta tarefa que, na realidade, não é tão complicada, quanto parece. Para não errar, na hora de fazer uma maquiagem para entrevista de emprego, o segredo é dar cor e graça ao rosto, sem exagerar na dose.

Cores delicadas e românticas, para entrevista de emprego (Foto: Divulgação)

As entrevistas de emprego costumam deixar as pessoas muito ansiosas e preocupadas. O motivo da ansiedade já se sabe, pois o que se deseja, neste momento, é conseguir o trabalho. A preocupação também está relacionada à conquista do emprego e, por isso, ela também acaba gerando dúvidas, quanto ao que vestir e como se maquiar. Que deve haver discrição todas já sabem. Entretanto, quando fazem a maquiagem para o trabalho pleiteado, muitas mulheres acabam errando, devido aos exageros. A ânsia em causar uma boa impressão é tanta, que a pessoa acaba por se atrapalhar, um pouco. Por isso, selecionamos dicas de como fazer o make, corretamente, dando cor e graça ao rosto, sem cair em algo inadequado.

Maquiagem com cores delicadas

Observe, com atenção, a primeira imagem, acima. Ela traz um exemplo do que seria uma boa opção de maquiagem para entrevista, usando cores delicadas e românticas. Neste exemplo, a cor escolhida para o sombra foi lilás, bem suave. Na linha d’água inferior, foi usado um lápis iluminador, no mesmo tom. Como as entrevistas costumam acontecer durante o dia, seria mais adequado se a garota não tivesse usado lápis com brilho. A maquiagem está perfeita e divertida, mas poderia ser mais discreta, sem o cintilante nos olhos. O delineador preto deu um contorno bonito e clássico ao olhar, sem exageros. Para finalizar, blush e batom rosinhas deram o toque delicado. Este é um tipo de maquiagem que causa boa impressão, pois dá vida ao rosto, de forma delicada.

Alguns tons mais escuros, aplicados de forma dosada (Foto: Divulgação)

Tons mais escuros e terrosos

É possível fazer uma maquiagem com batom vermelho para entrevista de emprego. Neste caso, as tonalidades mais indicadas são as mais fechadas, que se aproximam da cor vinho ou dos tons terrosos. Também é mais indicado usar batons com textura matte. O importante é não se empolgar demais. Se optar por este tipo de make up, dê preferência a um blush muito suave, sombra em tom claro e neutro eu um fino traço de delineador.

Olho esfumado em preto, equilibrado com os tons neutros do rosto (Foto: Divulgação)

Para finalizar, a maquiagem acima traz tons nude, terrosos e esfumado em preto, nos olhos. A discrição das cores fez com que o negro da sombra não pesasse, no semblante. Para finalizar, uma sutil camada de rímel preto foi aplicada, sem o uso de lápis. O resultado é uma maquiagem simples e discreta, que não deixa de acentuar os detalhes do rosto, causando uma boa impressão.

Saiba como se maquiar para ir ao trabalho

Às vezes, a roupa e os acessórios usados pelas mulheres nem estão tão sintonizados entre si, mas uma bela maquiagem é capaz de dar a liga final ao visual. São vários tipos que se encaixam perfeitamente com as mais diversas ocasiões. Mas existe um estilo que é fundamental ter muito cuidado: a maquiagem para o trabalho. É preciso fazê-la para que a aparência seja a melhor possível, porque em ambientes assim isso é algo muito importante.

Exageros são proibidos ao se maquiar para o trabalho

Maquiagem para o trabalho deve ser discreta

Ela deve ser bem discreta, somente para tirar aquela cara de sono, tampar imperfeições como manchas e olheiras e ainda dar um toque especial ao rosto da mulher. Exageros, sombras escuras e batons muito fortes não têm possibilidade de fazerem parte do look.

Para começar, é preciso passar um creme fixador de maquiagem, que vai preparar a pele para receber os produtos. Em seguida, mulheres que sofrem com olheiras devem passar um corretivo nelas de cor amarela, para esconder aquele aspecto de cansaço. Depois, o corretivo cor da pele é o segundo passo para começar a tampar esse defeito que incomoda.

Disfarçar olheiras é fundamental para uma boa aparência

Ainda cuidando dessa região, uma base e um pó da cor da pele são necessários, respectivamente. Tampadas as olheiras, é hora de marcar os olhos. Passar o lápis na parte de dentro fica perfeito para não chamar muita atenção e dar um toque especial. Rímel  também deve ser usado.

Os olhos já estão cuidados, agora é preciso tratar do rosto. Quem tem manchinhas avermelhadas deve usar um pouquinho de corretivo cor lilás em cima delas, para depois colocar o cor da pele e passar a base e o pó.

Um blush discreto, seja roseado ou bronzeado, também pode ser usado. O batom não pode ser de cor muito forte, mas vale a pena usar um que tenha equilíbrio com o restante do rosto. Nada de deixar tudo em uma cor só, é preciso equilibrar.

Blush dá vida ao rosto

Retire tudo assim que chegar em casa

Mesmo que as empresas que comercializam as maquiagens afirmem somente os aspectos positivos dessas, é preciso entender que a maquiagem tampa os poros, por isso, é muito importante fazer uma limpeza com demaquilante específico para a pele assim que chegar em casa.

Como se Maquiar para Balada

Sair a noite para dançar, se divertir e brindar a vida com os amigos. Esta é a função da balada, festa da noite, promover momentos de muita descontração, música e paqueras para você. E curtir a balada sempre vem com mil dúvidas.

Uma delas é: Com que roupa eu vou? Com qual estilo vou fazer sucesso? Com qual modelo vou atrair os olhares para mim? E junto com esta dúvida vem outra, como se maquiar para a balada?

E aí entram duas questões que são qual o seu estilo e o que você deseja na balada. Se seu estilo é básico, não carregue nas sombras e nem em batons muito exagerados. Se você for fashion aí já vale fazer algo bem radical, mas sem muito exagero, afinal ser diferente não é chocar.

Então siga aqui algumas dicas de como se maquiar na balada:
Primeiro – faça uma maquiagem de acordo com a roupa que vai usar; cuidado com look para não diferenciar no seu visual. Coloque as cores neste caso para combinar. Tipo, roupa azul com sombra azul em tons variados roupa verde com sombras em tons verdes variados e por ai vai.

Passe sempre um bom corretivo para esconder as imperfeições do rosto. Já que você vai estar na noite é bom mesmo esconder aqueles cravinhos ou ainda aquelas espinhas enormes que estão exposta. Tenha certeza de que elas não vão lhe ajudar a bombar, pois como se maquiar para uma boa balada sem um bom corretivo?

Evite batons líquidos, pois na hora de beijar eles são menos douradoros. Prefira batons secos, eles são mais concentrados e fica mais bonito.  Coloque um bom lápis de olho para dar mais expressividade ao olhar e no mais, siga para a noite e se divirta sempre linda e com um make simplesmente impecável.

Como se Maquiar no Inverno

Para você que não deseja ficar apagada neste inverno, você poderá deixar sua pele com uma ótima aparência exibindo um make bonito e atual de acordo com esta estação. Para dá mais vida e cor a sua pele veja como se maquiar neste inverno!

Para um make perfeito opte por bases em forma de pó, mousse ou líquidas ultra finas. Ao passá-las também é importante, ficar atenta para não exagerar, pois o ideal é atingir uma camada fina. Só assim, sua pele terá um aspecto natural. Sabemos que o objetivo não é chamar chamando atenção pelo excesso da maquiagem.

Para você que curte sombra ou delineador colorido, você poderá utilizá-los em todo o contorno dos olhos. No caso da sombra utilize um pincel macio e fino, comece a passar da raiz dos cílios em direção a sobrancelha, depois esfume bem e para finalizar, realce o contorno inferior dos olhos, utilizando a mesma tonalidade. Se você desejar poderá utilizar ainda, uma máscara preta, em especial nos cílios superiores.

No caso dos batons e blushs você poderá escolher tons rosados.

Este inverno também pede cores cítricas, e outra sugestão é fazer uma misturar dessas cores, por exemplo, sombra rosa-salmão, lápis azul e batom Pink.

A sombra na cor azul também é uma grande tendência e uma sugestão interessante é misturar três tons da cor azul, e fazer assim: passar em toda pálpebra móvel um tom médio do azul, na dobra dos olhos você poderá passar um azul mais forte, já na parte perto das sobrancelhas você poderá escolher um tom mais claro. Para a pálpebra inferior um traço com um delineador azul ficará perfeito.

Aproveite essas sugestões de como se maquiar no inverno e continue ainda mais bela nesta estação!

 

Tutoriais de maquiagem

Selecionamos alguns vídeos tutoriais de maquiagem para que você possa aprender um pouco mais com quem entende do assunto. Confira:

Confira: Truques de maquiagem para festas

Gostou das nossas dicas de como se maquiar? Conhece outras dicas legais e quer compartilhar? Então comente e participe! Aliás, não deixe de participar com sugestões e críticas. Confira mais outras dicas sobre esses e outros temas que preparamos aqui para você. Fique aqui no Mundo das Tribos!

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL