Search

Dicas de como lidar com pessoas racistas, o que fazer

Confira dicas de como lidar com pessoas racistas e veja o que fazer diante desse comportamento.
Google plus

O racismo ainda é um problema muito presente em todo o mundo. Os alvos de preconceito são sempre os mesmos, os negros, as pessoas de baixa renda, os homossexuais,  entre outros. Lidar com essa situação não é nada fácil, principalmente quando convivemos ou nos relacionamos com alguém racista, seja no trabalho, na escola ou em outras situações do dia a dia. Pensando nisso, selecionamos dicas de como lidar com pessoas racistas e o que fazer diante dessa situação.

Todas as pessoas são iguais e merecem respeito (Foto: divulgação).

Racismo, o que fazer

Pessoas de baixa renda, negros, pessoas que não se vestem de acordo com a moda, mendigos e homossexuais são as principais vítimas de preconceito. O fato é que o racismo é crime e pode levar a prisão por cometer qualquer tipo de agressão verbal ou física por discriminação.

Para evitar que o racismo continue crescendo no mundo, é preciso que cada pessoa esteja ajudando a mudar essa realidade, de forma que não aceite o racismo no nosso meio. Conversar com a pessoa racista para tentar mudar essa visão pode ser uma ótima opção para combater o problema.

Procure mudar o pensamento racista das outras pessoas, falando sobre sua opnião (Foto: divulgação).

Veja também como denunciar um crime pela internet 

Dicas de como lidar com pessoas racistas

1. Não perca a paciência com a pessoa racista. Pense antes de falar algo para ela. Porém, não aprove as palavras racistas que ela diz em relação a outras pessoas;

2. Não fique com medo de falar sobre como se sente em relação ao comportamento racista das pessoas próximas a você. Porém, evite brigar com essa pessoa. Lembre-o sobre o fato de que racismo é crime e que ele pode ser preso por isso;

3. Reavalie sua amizade ou relação com uma pessoa racista. É possível que essa pessoa tenha muitas qualidades, exceto suas atitudes e opiniões racistas. Permaneça sempre firme sobre seus pensamentos e quando surgir algum comentário racista, seja firme;

4. Imponha respeito em relação as demais pessoas. Por exemplo, se for ao emprego ou a qualquer outro lugar, não permita que os comentários ofensivos e racistas sejam feitos. Deixe claro para as pessoas que todos possuem direitos iguais e merecem respeito;

5. Em casos mais graves de racismo, denuncie a pessoa para a polícia. Afinal, todos são dignos de respeito e não são obrigados a tolerar situações abusivas.

Racismo é crime, diga não a ele (Foto: divulgação).

Veja também as diferenças entre bulling e cyberbulling

O racismo é crime e pode levar o indivíduo que o comete a ser preso. Para lidar com pessoas racistas é preciso ter muita calma e paciência. É importante deixar claro que todas as pessoas, independente da etnia, da situação financeira e de outros fatores, possuem direitos iguais e são dignos de respeito. Portanto, converse com a pessoa racista e tente fazer com que ela tenha outra visão sobre isso.


Google plus


Este artigo possui 1 comentário

  1. hebert
    Publicado em 07/04/2014 às 3:59 PM [+]

    muito bom agora a Carcia vai ver e so ligar 190

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top